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3 exposições gratuitas para visitar em São Paulo

Entre artistas consagrados e novas pesquisas, as mostras vão de releituras do barroco brasileiro a reflexões críticas sobre tecnologia

Por Redação Bravo!
Atualizado em 24 nov 2025, 16h00 - Publicado em 24 nov 2025, 15h53
SONIA-GOMES
Sonia Gomes, Sem título, da série Lugar para um corpo (2014). (Estúdio em Obra/reprodução)
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São Paulo encerra o ano com uma agenda cultural marcada por mostras que revisitam nomes essenciais da arte brasileira e discutem os rumos da produção contemporânea. Entre pintura, instalações e trabalhos que lidam com tecnologia, três exposições gratuitas oferecem diferentes portas de entrada para quem quer acompanhar o circuito. Entre nomes históricos e produções contemporâneas, os espaços culturais oferecem desde uma reinterpretação do legado do barroco brasileiro até investigações críticas sobre tecnologia. Confira abaixo:

Sonia Gomes – Barroco, mesmo

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Sonia Gomes, Sem título, da série Lugar para um corpo (2014). (Estúdio em Obra/reprodução)


Após passar por Ouro Preto e Salvador, o projeto “Sonia Gomes – Barroco, mesmo” chega ao Instituto Tomie Ohtake. Com curadoria de Paulo Miyada, a exposição propõe um diálogo entre a produção contemporânea da artista mineira e o legado do barroco brasileiro, reconhecendo nele tanto a exuberância estética quanto as marcas da colonização e da escravidão. A mostra reúne cerca de 80 obras, entre esculturas e instalações, criadas a partir de tecidos, cordas, fios e materiais do cotidiano; elementos que Sonia transforma em construções poéticas sobre corpo, território e ancestralidade. A artista revisita o barroco como expressão do trabalho e da técnica de pessoas africanas e afro-brasileiras, atualizando essa herança em uma linguagem profundamente pessoal.

 Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropé, 88) – Pinheiros – SP
Até 8 de fevereiro de 2026. Ter a dom, das 11h às 19h
Entrada gratuita

Corte Circuito

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Antonio Manuel, 1968/2025 (2025), Relevo (Galeria Raquel Arnaud/reprodução)

Em cartaz na Galeria Raquel Arnaud, a exposição “Corte Circuito” marca o retorno de Antonio Manuel a São Paulo após quase quinze anos sem individuais na cidade. Com curadoria de Tiago Mesquita, a mostra reúne 33 obras inéditas, entre estruturas metálicas vazadas, trabalhos da série “Incontornáveis” e a instalação “Até que a imagem desapareça”, apresentada pela primeira vez na capital.

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A nova fase do artista destaca intervenções sobre grades metálicas trazidas da Alemanha, nas quais ele realiza cortes e aberturas que incorporam juta e camadas de cor, explorando a relação entre corpo, imagem e espaço. As obras retomam temas recorrentes em sua trajetória, como liberdade, resistência e transformação.

Reconhecido desde os anos 1960 por seu experimentalismo e engajamento crítico, Antonio Manuel reafirma, na mostra, a vitalidade de uma produção que atravessa mais de cinco décadas da arte contemporânea brasileira.

Galeria Raquel Arnaud: R. Fidalga, 125 – Vila Madalena (SP)
Até janeiro de 2026. De segunda a sexta, das 11h às 19h. Sábados, das 11h às 15h
Entrada gratuita

ANTAGONISTAS: resistências algorítmicas

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Ninho de Cobras, 1988, de Regina Vater. Impressão sobre papel miontada em moldura de madeira pintada (MAC/USP/reprodução)
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No MAC USP, a exposição “ANTAGONISTAS: resistências algorítmicas” reúne obras de 26 artistas e coletivos para abordar usos críticos e dissidentes de tecnologias digitais desde os anos 1960. Com curadoria de Bruno Moreschi, Gabriel Pereira e Heloisa Espada, a mostra destaca produções que questionam sistemas hegemônicos de informação e discutem temas como economia de dados, vigilância, redes de comunicação e obsolescência tecnológica.

Com mais de 30 trabalhos nacionais e internacionais, a exposição inclui obras históricas do acervo do museu — pioneiro no colecionismo de novas mídias no Brasil — além de projetos inéditos de Glicéria Tupinambá, Irineu Nje’a Terena e Luciara Ribeiro. Entre os artistas presentes estão Analívia Cordeiro, Paulo Bruscky, Regina Silveira, Waldemar Cordeiro, Eduardo Kac, Giselle Beiguelman e Gu da Cei.

Organizada em quatro núcleos temáticos, a mostra apresenta experiências com arte computacional e mídias alternativas, redes informacionais criadas fora de circuitos oficiais, trabalhos que tratam de coleta e uso de dados e propostas que ressignificam erros e tecnologias consideradas obsoletas.

MAC USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera
De 29 de novembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026. Terça a domingo das 10 às 21 horas
Entrada gratuita

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