Continua após publicidade

Caixa Cultural do Rio recebe a World Press Photo 2024

Exposição itinerante fica em cartaz até 25 de agosto e apresenta mais de 120 imagens de fotojornalismo que foram premiadas ao redor do mundo

Por Redação Bravo
Atualizado em 8 jul 2024, 16h19 - Publicado em 4 jul 2024, 10h00

A partir de hoje, dia 2, até 25 de agosto, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro recebe a exposição itinerante World Press Photo 2024, que apresenta 129 registros de fotojornalismo e fotografia documental de todo o mundo. A seleção foi feita entre mais de 3.800 fotógrafos inscritos, provenientes de 130 países, distribuídos em quatro categorias: Fotografias Individuais, Reportagens (4-10 fotografias), Projetos de Longo Prazo (24-30 fotografias) e Formato Aberto, abrangendo projetos fotográficos com diversas mídias e técnicas narrativas.

A edição deste ano do prêmio destaca temas profundos como as guerras em Gaza e na Ucrânia, migração, família, demência e meio ambiente. O júri também concedeu duas menções especiais nesta seleção.

Quatro brasileiros participam da mostra, incluindo Lalo de Almeida, vencedor na categoria Fotografias Individuais da América do Sul, cujo trabalho retrata a vida em Porto Praia, lar dos povos indígenas Ticuna, Kokama e Mayoruna, acessível apenas por via fluvial devido à falta de estradas. Felipe Dana e Renata Brito foram premiados na categoria Formato com o ensaio “À Deriva”, que narra a descoberta de um barco vindo da Mauritânia, contendo homens mortos, na costa da ilha caribenha de Tobago.

Continua após a publicidade

Gabriela Biló, fotógrafa baseada em Brasília, recebeu uma menção honrosa por seu trabalho “Insurreição”, que lança luz sobre os eventos políticos de 8 de janeiro de 2023 no Brasil.

O Concurso Anual World Press Photo acontece desde 1955, celebrando os melhores projetos de fotojornalismo e narrativa visual do mundo. A exposição destaca os vencedores do World Press Photo 2024, reconhecidos por um júri independente.

World Press Photo

Caixa Cultural – R. do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro
de 2 de julho a 25 de agosto
Terça a Sábado, das 10h às 20h / Domingos e Feriados, das 11h às 18h
Entrada gratuita

Publicidade