Continua após publicidade

Carta aos leitores: um recomeço para a Bravo!

Iniciamos uma nova era do título de arte e cultura mais importante do Brasil com uma publicação digital especial sobre artes cênicas

Por Redação Bravo!
Atualizado em 11 jul 2024, 17h01 - Publicado em 11 jul 2024, 10h00

“A missão de uma revista de cultura não se resume a apontar o que acontece de relevante nas diversas áreas artísticas. Ela só é boa quando é provocativa, levantando questões que vão além do roteiro cultural.” Essa fala é de João Gabriel de Lima, redator-chefe nos primeiros anos da Bravo!, que, entre 2007 e 2008, celebrava o ciclo de 10 anos do periódico. Na capa, a pintura “Blue Nude” (1952), de Henri Matisse, ilustrava o lançamento do livro “Matisse. Escritos e Reflexões Sobre Arte”.

Nas páginas internas, entrevista com Fernando Meirelles, e textos sobre a Bossa Nova até o pop de Britney Spears, refletindo tanto o eruditismo brasileiro quanto as mudanças no cenário artístico internacional. Desde então, passaram-se 16 anos, com altos e baixos para a cultura e para o mercado editorial. Muitas publicações deixaram de existir e, por um tempo, até mesmo a Bravo! permaneceu adormecida.

capa-revista-bravo-impressa-matisse-2008
Capa da revista Bravo!, edição 125, de Janeiro 2008. (Bravo!/rede Abril)

O bordão expresso em 2008, no entanto, se mantém presente e atual. Repetimos com a confiança de que essa continua sendo a tarefa desta revista. Nem sempre o jornalismo é capaz de entregar respostas, mas é sua função levantar perguntas sobre os aspectos sociais que circundam a vida em sociedade. A arte e a cultura são dois pilares fundamentais para isso. Tantas coisas inacreditáveis aconteceram que, por alguns instantes, nos perguntamos se não fazíamos parte de uma jornada de realismo fantástico. O levante da extrema-direita, uma pandemia que deixou sequelas profundas e a revolução imposta pela chegada frenética da inteligência artificial.

Continua após a publicidade

colagem-capas-bravo-revista

Bravo! é um veículo que trata, sobretudo, da cultura brasileira. Um veículo que fala do Brasil para o Brasil.

Damos esse passo em uma nova era da publicação convidando um antigo parceiro da Bravo! e um dos maiores embaixadores do teatro brasileiro. E, por que não dizer, um dos melhores atores que temos? Marco Nanini nos acompanha neste novo momento.

Publicidade