Continua após publicidade

Cidade Matarazzo inaugura Casa Bradesco com exposição de Anish Kapoor

O novo espaço cultural contará com mais de 7 mil m² e será dedicado a uma ampla gama de atividades artísticas; inauguração acontecerá em 15 de setembro

Por Redação Bravo!
Atualizado em 10 set 2024, 20h59 - Publicado em 22 ago 2024, 15h38
casa-bradesco-cidade-matarazzo-arte-contemporanea
Cidade Bradesco, resultado da parceria entre Bradesco e Cidade Matarazzo (Joana França/reprodução)
Continua após publicidade

A partir de 15 de setembro, São Paulo ganhará um novo espaço cultural, ampliando ainda mais as atrações da Bela Vista. A Casa Bradesco, resultado da parceria entre o banco homônino e o complexo Cidade Matarazzo, ocupará uma área significativa, com mais de 7 mil m², dentro do complexo, dedicando-se a diversas expressões artísticas.

O espaço inaugura neste domingo (15) com uma mostra visceral e expansiva do artista plástico indo-britânico Anish Kapoor  com curadoria de Marcello Dantas. O maior destaque é o site specific “Blinded By Eyes, Butchered by Birth” (2024), uma obra inflável em PVC.

“Kapoor explora a natureza não-verbal da cor com um simbolismo pré-verbal, e a cor vermelha está no centro dessa empreitada. Dispensando o uso de palavras ou mesmo de um pensamento articulado, na obra de Kapoor, o vermelho serve como uma rota direta para a nossa interioridade; é sangue, corpo, nascimento, morte. Seu tom, da viscosidade escarlate vívida até o acúmulo de escuridão coagulada, nos leva por uma jornada de retorno. Nas palavras de Kapoor, ‘o vermelho é o centro'”, argumenta o curador. 

Continua após a publicidade

Quem visitar o espaço também vai poder apreciar obras que brincam com a ilusão de ótica como”Blood Cinema” (2000), “Wound” (2009) e “Stave (Red)” (2015). Vale também passar um tempo apreciando a série “Non-object Black” e a instalação “Hidden Mirror” (2020).

O corpo não é contido; o vermelho é a recusa ou a incapacidade de conter, a racionalidade não é suficiente. Meios racionais levam a um objeto irracional. Desconfiado e descontrolado

Anish Kapoor - 2015

A Casa de Cultura será composta por quatro grandes salas com nomes lúdicos e simples: a Sala AQUI, com mais de dois mil metros quadrados, projetada para exposições de grande escala; a Sala ALI, voltada para a criatividade infantil, oferecendo um ambiente lúdico e interativo para crianças explorarem suas habilidades artísticas; a Sala ACIMA, que funcionará como um laboratório para o desenvolvimento de jovens artistas, incluindo palestras, seminários, cursos e workshops; e a Sala ABAIXO, uma grande área dedicada a uma programação diversificada, que incluirá música, artes cênicas e visuais.

Continua após a publicidade

Arte e criatividade sempre foram o fio condutor do projeto, e cada parceiro presente aqui foi cuidadosamente selecionado para integrar o nosso ecossistema. Queremos fortalecer e expandir o acesso à cultura em uma das regiões mais vibrantes de São Paulo, incorporando o mesmo princípio regenerativo que inspirou a criação da Cidade Matarazzo”, destaca Alexandre Allard, fundador da Cidade Matarazzo.

O conceito da restauração foi pelo arquiteto italo-francês Rudy Ricciotti e o projeto final ficou a cargo do escritório SPOL Architects. O projeto destaca ainda alguns resquícios do Hospital Matarazzo, mantendo a conexão com o passado histórico do local. “A Casa Bradesco surgiu dessa urgência de promover a criatividade celebrando todas as formas de arte e acolhendo criadores de todos os estilos e origens”, completa Allard.

arte-contemporanea-casa-bradesco
Obra Hidden Mirror, de Anish Kapoor (Joana França/reprodução)
Publicidade