Constelação celestina do fotógrafo Wagner Celestino
Exposição individual do fotógrafo é destaque da abertura do Sesc 14 Bis, em São Paulo
A rede Sesc inaugurou no fim de 2023 sua nova unidade na região central de São Paulo. O Sesc 14 Bis, que fica na rua Dr. Plínio Barreto, no bairro da Bela Vista, abriu as portas com “Constelação Celestina”, uma exposição individual do fotógrafo Wagner Celestino.
Ao todo são 147 retratos em preto e branco de pessoas negras em seus afazeres do cotidiano, como os retratos de cortiços e da Velha Guarda do Samba na cidade de São Paulo e em festividades, como os desfiles de Carnaval na av. Tiradentes e a Festa de São Benedito, em Tietê (SP). Em sua maioria, as fotografias foram feitas entre o final dos anos 1970 e início dos anos 2000.
Artista e documentarista autodidata com formação não-formal nas oficinas do Museu Lasar Segall no final dos anos 1970, Wagner Celestino atuou como repórter fotográfico, com ênfase na cobertura da noite paulistana. A mostra também exibe uma série recente que ele produziu no próprio Bixiga, onde fica o novo Sesc.
Sobre o artista:
“Veterano fotógrafo preto que se notabilizou pela qualidade de suas reportagens fotográficas que, desde 1977, enfocam com rara sensibilidade a cena cultural afro-brasileira, Wagner Celestino possui formação não-formal em fotografia que obteve em oficinas de fotografia do Museu Lasar Segall. Sua obra transita entre o projeto artístico e documentário histórico investigativo.
O fotógrafo atua na prospecção de imagens que revelam os fazeres do povo proletário e periférico em sua grandeza e humanidade em abordagem de notável acuidade psicológica e sociológica. Retratou nomes da música brasileira e, dentre eles, integrantes da Velha Guarda do Vai-Vai. Também é responsável pela série fotográfica “Cortiços”, de 1988. Nesta exposição individual, são acrescentadas a este acervo novas fotos, de moradores do bairro do Bixiga e da Velha Guarda do Vai-Vai.” – Sesc 14 BIS
||| Constelação Celestina | Sesc 14 Bis | R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo | Até 7 de abril de 2024. De terça a sábado, 10h30 às 20h30; domingos e feriados, 10h30 às 18h30. Entrada gratuita