David Bowie ganha museu em Londres
O espaço traz cerca de 90.000 peças que retratam a trajetória musical e criativa do camaleão do rock

O legado de David Bowie é tão vasto que merecia um museu próprio. Aparentemente, alguém acreditou fortemente nesta ideia e decidiu concretizá-la, pois neste mês foi inaugurado o David Bowie Centre, localizado dentro do V&A East Storehouse, em Londres. Os arquivos foram adquiridos por meio da coleção da Fundação da Família Blavatnik e do Warner Music Group, somando mais de 90.000 peças que retratam a trajetória musical e criativa do camaleão do rock. Entre os destaques estão os icônicos figurinos de Ziggy Stardust e Aladdin Sane, assinados por Freddie Burretti e Kansai Yamamoto.
O centro funciona quase como um espaço autônomo dentro do museu, e identidade própria, com exposições próprias sempre conectadas à produção de Bowie. Dividido em três setores, o local reúne mais de 400 figurinos, fotografias, maquiagens, cenários, mais de 100 instrumentos, textos e esboços que revelam sua técnica de escrita, entre muitos outros itens. Além disso, visitantes podem acessar materiais de arquivo mediante agendamento. O espaço também se propõe a mostrar aspectos da obra que não foram adiante, como o projeto de adaptar o livro 1984, de George Orwell. E trará também ações formativas, com cursos voltados sobre a obra e vida de Bowie.
Na inauguração, o centro apresenta uma exposição especial com curadoria de Nile Rodgers, colaborador de Bowie, e da banda britânica The Last Dinner Party. A mostra inclui o figurino da turnê Serious Moonlight, cartas entre Bowie e Rodgers sobre o álbum Black Tie White Noise, letras manuscritas da música “Win” (Young Americans, 1974) e os setlists da turnê Station to Station (1976). A proposta é promover exposições com curadores convidados a cada seis meses, garantindo novas perspectivas sobre a obra do artista.
Endereço:
V&A East Storehouse – Parkes Street, Queen Elizabeth Olympic Park, Hackney Wick, Londres, E20 3AX
Novos ingressos estarão disponíveis para venda a partir de outubro