Avatar do usuário logado
OLÁ,

Edifício Martinelli retoma visitas gratuitas neste mês

Desde 5 de agosto, o edifício está novamente aberto à visitação após um ano fechado para reformas

Por Redação Bravo!
9 ago 2025, 09h00
edificio-martinelli-sao-paulo
Edifício Martinelli retoma visitas gratuitas (reprodução/reprodução)
Continua após publicidade

Quem mora ou visita a imensa São Paulo neste mês terá a chance de conhecer de perto um dos prédios mais emblemáticos da capital: o Edifício Martinelli, patrimônio cultural paulistano. Desde 5 de agosto, o edifício está novamente aberto à visitação após um ano fechado para reformas. As visitas aos últimos andares acontecem às terças-feiras, em grupos de até 25 pessoas, com duração de 45 minutos.

Primeiro arranha-céu da cidade, o Martinelli soma mais de um século de história. Situado no triângulo formado pela Rua São Bento, Avenida São João e Rua Líbero Badaró, no centro, foi idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli — que lhe deu o nome — e projetado pelo arquiteto húngaro Vilmos (William) Fillinger. Inaugurado em 1929, o edifício oferece uma vista privilegiada e abrangente da capital.

Erguido em alvenaria de tijolos com estrutura de concreto, o prédio se distingue pelo revestimento em granito vermelho róseo no pavimento principal. Originalmente planejado para ter apenas 14 andares, acabou alcançando 30, o que gerou receio público na época. Para provar a segurança da construção, Giuseppe decidiu morar no local. Ainda durante a obra, um imprevisto danificou um prédio vizinho; como compensação, Martinelli comprou o imóvel e o transformou no Cine Rosário, inaugurado também em 1929.

Antes da reabertura em 2024, o Martinelli permaneceu fechado desde 2020 para as reformas do projeto “M100: Martinelli 100 Anos”. Nesse período, recebeu uma programação cultural idealizada pelo grupo Tokyo.

Em 2025, o M100 entra em sua segunda fase, com mais de 100 parceiros; entre arquitetos, construtoras, restauradores, consultores e curadores. O projeto é ambicioso e prevê transformar o edifício em um dos maiores complexos criativos do Brasil, com cafés, bares, restaurantes e um museu de 500 m², distribuídos em cinco andares abertos ao público. A expectativa é receber mais de 1 milhão de visitantes por ano, que se for concretizado colocará o Martinelli entre os principais destinos turísticos do país.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade