Avatar do usuário logado
OLÁ,

Exposição no CCBB-SP reúne obras de artistas negros, indígenas e LGBTQIAPN+

A mostra propõe uma reflexão sobre os imaginários coloniais e a valorização de diferentes perspectivas culturais

Por Redação Bravo!
Atualizado em 12 mar 2025, 19h20 - Publicado em 12 mar 2025, 11h00
exposicao-ccbb-indominaveis-presencas-panamby-lgbtqiap-comunidade
Panamby, artista afroindígena e trans, explora performances e práticas corporais como formas de expressão política (CCBB/reprodução)
Continua após publicidade

Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB-SP) até 7 de abril, a exposição Indomináveis Presenças reúne 114 obras de artistas negros, indígenas e LGBTQIAPN+ de diversas regiões do Brasil. A mostra propõe uma reflexão sobre os imaginários coloniais e a valorização de diferentes perspectivas culturais. Organizada pela AfrontArt – Quilombo Digital de Arte, uma plataforma baiana de impacto social e inovação dedicada ao fomento das artes visuais negras e brasileiras, a exposição conta com curadoria de Luana Kayodè e Cíntia Guedes. Juntas, elas propõem novas representações dessas identidades por meio de variadas linguagens artísticas.

Entre os artistas participantes estão Adu Santos, Emerson Rocha e Panamby, cujas obras abordam questões relacionadas à identidade, ancestralidade e vivências periféricas. De acordo com Cíntia Guedes, pesquisadora e curadora da exposição, “Esses artistas estão representando muito bem São Paulo e enriquecem a Indomináveis Presenças com imagens que contestam o imaginário coletivo, propondo novos olhares para os corpos negros, indígenas e LGBTQIAPN+.”

exposicao-ccbb-indominaveis-presencas-emerson-rocha-arte-negra-lgbtqiap-comunidade
Obra de Emerson Rocha (CCBB/divulgação)

Adu Santos, por exemplo, apresenta a série LÂMINAS, composta por gravuras que incorporam giletes e pigmentos pretos e vermelhos, além de POSITHIVA+VHIVA, uma fotoperformance ritual que celebra a vida e o corpo negro. Emerson Rocha, artista visual afro-brasileiro, usa predominantemente as cores azul, dourado e branco para retratar cenas do cotidiano da população negra e da homoafetividade periférica. Sua arte busca desmistificar o corpo negro e refletir sobre temas como sonhos e futuros possíveis. Já Panamby, artista afroindígena e trans, explora performances e práticas corporais como formas de expressão política e estética, abordando questões de autocuidado e processos anticoloniais.

A exposição reúne uma diversidade de estilos, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, performances, criações com inteligência artificial, textos-manifestos e até uma obra sonora original. A Indomináveis Presenças fica em cartaz no CCBB-SP até o início de abril.

Continua após a publicidade
Exposição “Indomináveis Presenças”

Até 07 de abril de 2025. Terça a domingo, das 9h às 20h.
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico
Entrada gratuita

Publicidade