Exposição “Um Defeito de Cor” ocupa Sesc Pinheiros até dezembro
Mostra é inspirada no romance histórico homônimo de Ana Maria Gonçalves e reúne obras de 131 artistas
Depois de passar pelo Muncab em Salvador e pelo MAR do Rio de Janeiro, a exposição “Um Defeito de Cor” chega a São Paulo e ocupa o Sesc Pinheiros até dezembro.
A mostra é inspirada no romance histórico homônimo de Ana Maria Gonçalves, que narra a saga de Kehinde, africana escravizada confrontada com a necessidade de reconstrução em terras brasileiras e a incessante luta por liberdade fazendo uso da comida, da arte, do afeto, da busca pela família, acolhimento e de sua fé nos encantados.
Por meio de obras de artes, a mostra faz alusão ao período colonial do Brasil Império (1822-1889) para discutir os contextos socioculturais, econômicos e políticos do século 19 e seus desdobramentos na atualidade.
Os curadores Amanda Bonan e Marcelo Campos, ambos do MAR (Museu de Arte do Rio), fizeram o convite para que a autora fizesse uma construção curatorial conjunta a repensar a trajetória do livro de forma imagética.
O resultado contempla trabalhos de 131 artistas – 17 deles foram convidados a produzir obras inéditas como Kwaku Ananse Kintê, Kika Carvalho, Antonio Oloxedê e Goya Lopes. Os núcleos temáticos da exposição foram divididos a partir dos 10 capítulos do romance, sem ordem cronológica.
Além dos curadores, fazem parte do processo de criação os artistas Ayrson Heráclito, consultor que assina a expografia ao lado de Aline Arroyo, e Tiganá Santana, curador da paisagem sonora que envolve o ambiente.
Dentre as novidades que serão apresentadas no Sesc Pinheiros vale mencionar os figurinos e croquis das fantasias da Portela, assinados pelo artista e carnavalesco Antônio Gonzaga, que se inspirou no livro ”Um Defeito de Cor” para desenvolver o samba-enredo do Carnaval 2024, no Rio de Janeiro. O desfile impulsionou a procura da publicação e elevou o livro para a categoria de mais vendidos do Brasil. Além disso, estarão em exibição, pela primeira vez, o “Retrato de Ana Maria”, quadro de Panmela Castro; “Bori – filha de Oxum”, do artista e babalorixá Moisés Patrício, e “romaria”, mural que será pintado por Emerson Rocha na entrada do Sesc Pinheiros.
Leia os livros vencedores do Jabuti 2025 de graça no BiblioSP Digital
Mapa reúne 37 livrarias de rua em São Paulo
68ª edição do GRAMMY Awards anuncia os indicados
Salvador Dalí: 10 obras que marcaram a trajetória do artista
Ranking: 100 melhores livros brasileiros segundo a Bravo!