‘Extravagâncias’, maior individual de Joana Vasconcelos chega ao MON
Mostra exibe obras famosas como "Valquíria Miss Dior", “Pantelmina” e “Big Booby”. Visitação acontece até maio de 2024 no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba
Em Curitiba, a boa novidade nas artes é a chegada da mostra “Extravagâncias”, maior exposição individual de Joana Vasconcelos já realizada em solo brasileiro.
Com curadoria do francês Marc Pottier, a expocisão no Museu Oscar Niemeyer (MON) sintetiza o humor (e ironia) da artista que discute a sociedade de consumo e o estatuto da mulher por meio de obras maximalistas e suspensas como “Valquíria Miss Dior” (acima), composta por tecidos florais, crochê de lã e cabos de aço como suporte principal.
“A exposição “Extravagâncias” dá o tom “Barroco” de uma obra que desafia todas as tendências artísticas e quebra a monotonia de uma estética muitas vezes também convencional. Uma seleção de modelos dos principais projetos site-specific realizados pela artista Joana Vasconcelos ao redor do mundo permite-nos captar a amplitude de uma personalidade extraordinária que parece ter o céu como limite”, afirma Pottier no texto curatorial.
A instalação de proporções monumentais foi criada especialmente para compor o set do desfile de prêt-à-portêr de outono/inverno 2023-2024 da Dior e também já esteve em cartaz no Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.
As famosas “Valquírias’ de Joana Vasconcelos são inspiradas no mito escandinavo em que as mulheres enviadas por Odin carregavam a missão de eleger guerreiros vencedores e acompanhar os mais corajosos após a morte.
A mostra já passou pelo Guggenheim de Bilbao, pelo Château de Versailles e também pelo Palazzo Grassi de Veneza. Por aqui, o público também poderá apreciar maquetes que exploram a ligação da arte com a arquitetura, além de outras obras macro que invadem a rampa principal do MON. Entre os trabalhos mais conhecidos, merecem destaque “Pantelmina” e “Big Booby”. A visitação acontece até maio de 2024. Não perca!
||| Museu Oscar Niemeyer – Rua Mal. Hermes, 999, Curitiba | Ingressos: R$ 30 ou R$ 15 (meia-entrada) | Até maio de 2024