Galeria MaPa inaugura espaço dedicado à fotografia analógica
O novo centro em São Paulo será voltado à fotografia vintage, com um acerco exclusivo e focado em peças raras

A capital paulista acaba de ganhar um novo espaço dedicado aos apreciadores da fotografia analógica. A MaPa FOTO, idealizada pelo galerista Marcelo Pallotta, responsável pela Galeria MaPa, o jornalista e editor Fernando Costa Netto e o produtor cultural Chico Lowndes, será um centro totalmente voltado à fotografia vintage, oferecendo um acervo exclusivo e focado em peças raras e imagens de época.

Com uma coleção que abrange imagens produzidas entre os anos de 1880 e 1980, a MaPa FOTO busca se destacar pela curadoria de trabalhos únicos e se distanciar da produção em massa das tecnologias contemporâneas. “Cada foto é uma cápsula do tempo, nos traz uma visão sobre o passado, uma forma charmosa de conectar as gerações presentes com artistas e narrativas que nos precederam”, afirma Fernando Costa Netto.
A inauguração da MaPa FOTO traz a exposição coletiva”PARES ÍMPARES – dois olhos, um só olhar”, que oferece uma reflexão visual sobre o corpo, a intimidade e a encenação. Com um espaço de 40 metros quadrados, a mostra apresenta 20 imagens selecionadas do período entre 1930 e 1980, décadas marcantes para a fotografia, e propõe um olhar atento sobre as transformações dos processos fotográficos e suas diferentes abordagens na captura da figura humana.
A exposição, que também celebra a singularidade e o acaso, exibe duplas de imagens que, apesar de serem do mesmo artista, não se conectam diretamente, mas se complementam em sua expressão estética e cultural.
















Entre os nomes de destaque estão o fotógrafo austríaco Mario Baldi, que viveu no Brasil entre 1921 e 1937 e registrou a cultura dos povos indígenas brasileiros; o renomado fotógrafo de moda alemão Helmut Newton, conhecido por seu olhar provocador; e os brasileiros Otto Stupakoff, Alicia Rossi e Alair Gomes. A exposição também traz o surrealista Francisco Aszmann, húngaro naturalizado brasileiro, além de registros inéditos de Pelé.
MaPa FOTO – Av. Heitor Penteado, 220, loja 11
Até 14 de março, de segunda a domingo, das 13h às 18h, sábado sob agendamento