Continua após publicidade

Jean-Michel Othoniel expõe pela primeira vez no Brasil

Mostra individual do artista francês pode ser conferida até 4 de maio, na galeria Simões de Assis

Por Redação Bravo!
Atualizado em 28 abr 2024, 03h12 - Publicado em 24 abr 2024, 09h00
Jean-Michel-Othoniel-ADAGP-Paris-2024
Vista da exposição na Simões de Assis (Estúdio em Obra/divulgação)
Continua após publicidade

Pela primeira vez, o artista francês Jean-Michel Othoniel realiza uma exposição individual no Brasil. Intitulada “Sob Outro Sol”, a mostra está em exibição na Galeria Simões de Assis até 4 de maio e, em seguida, será apresentada ao público no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

Jean-Michel-Othoniel-ADAGP-Paris-2024
Retrato de Jean Michel Othoniel (Jean Michel Othoniel/divulgação)

Nascido em Saint-Étienne, França, Jean-Michel é reconhecido especialmente por suas esculturas, nas quais explora materiais como vidro, ouro, cera, enxofre, obsidiana e metal. No entanto, ele também se aventurou por diferentes linguagens, como pintura, fotografia, instalação e até mesmo escrita. Na escultura, seu trabalho com o vidro é uma das marcas mais marcantes. Ele percebe que este material possui uma delicadeza singular, que tem sido fundamental para seu desejo de “romantizar e reencantar o mundo” por meio de sua arte.

Jean-Michel-Othoniel-ADAGP-Paris-2024
Collier Miroir, Jean Michel Othoniel (Claire Dorn/divulgação)

Um dos destaques de “Sob Outro Sol” é a obra “Collier Miroir”, uma grande escultura de aço inoxidável espelhado, autossustentável, que lembra colares de pérolas. Além da peça “Precious Stonewall”, fabricada com vidro indiano espelhado rosa pulverizado, e da pintura “Passiflora”, com tintas coloridas sobre folha de ouro branco.

Continua após a publicidade

Fora do Brasil, o artista já exibiu obras monumentais em espaços públicos, como a Catedral de Angoulême, o Palácio Ideal do Facteur Cheval, os jardins botânicos do Brooklyn, o Jardim de Versalhes e o metrô de Paris. Seus trabalhos também foram adquiridos por importantes acervos, como o Centre Pompidou e a Fondation Cartier pour l’art contemporain, em Paris; o Musée National d’Art Moderne de Paris; o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris; o Brooklyn Museum, em Nova York; o Museum of Glass, em Tacoma; a Peggy Guggenheim Collection, em Veneza; o Museum of Contemporary Art (MoCA), em Miami; e o Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York.

Jean-Michel-Othoniel-ADAGP-Paris-2024
Passiflora, Jean Michel Othoniel – ADAGP, Paris, 2024 (Claire Dorn/divulgação)
Exposição “Sob outro sol” | Individual de Jean-Michel Othoniel

Simões de Assis
Alameda Lorena, 2050 – Jardim Paulista, São Paulo
Até 4 de maio
Segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 15h
Entrada gratuita

Publicidade