MAC-Niterói inaugura exposição em homenagem a Paulo Gustavo
Com curadoria do fotógrafo Nicolas Martin Ferreira, a mostra irá apresentar figurinos de seus personagens, objetos pessoais e fotografias inéditas

A partir de 29 de março, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro, inaugura a exposição “Rir, um ato de resistência”, em homenagem ao mestre do riso, o ator Paulo Gustavo (1978-2021). Com curadoria do fotógrafo Nicolas Martin Ferreira, a mostra irá apresentar figurinos de seus personagens, objetos pessoais, fotografias inéditas e até um curta-metragem. Organizada pela família do comediante, a exposição foi escolhida para ser sediada na cidade natal do ator, Niterói, como uma forma de celebrar sua trajetória e ocupará cinco galerias do museu.

Paulo Gustavo foi um dos maiores comediantes brasileiros, reconhecido por sua habilidade em transformar o cotidiano, especialmente as dinâmicas familiares, em comédia. Nascido no Rio de Janeiro, ele se destacou nos palcos, na televisão e no cinema. Um de seus personagens mais emblemáticos foi Dona Hermínia, a irreverente mãe carioca do espetáculo Minha Mãe é uma Peça, que se tornou um sucesso de bilheteira no cinema, conquistando milhões de fãs por sua personalidade autêntica e humor afiado.
Além de Dona Hermínia, Paulo também criou outros personagens inesquecíveis, sempre com uma abordagem cômica, mas que também tocava em questões emocionais e sociais. Sua morte, em 4 de maio de 2021, por complicações da COVID-19, causou uma grande perda para o cenário artístico brasileiro e deixou milhares de fãs em luto.