Ney Matogrosso ganha exposição imersiva no MIS
A mostra homenageia os 50 anos de carreira do músico, reunindo figurinos e adereços de shows que marcaram sua trajetória desde o início

Ney Matogrosso, um dos intérpretes mais populares do Brasil, irá celebrar seus 50 anos de carreira de forma especial. A partir de 21 de fevereiro, o MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, inaugura uma mostra imersiva que revisita sua trajetória.
Dividida em seis seções, a exposição percorre desde o álbum de estreia com o grupo Secos & Molhados (1973) até seu mais recente disco solo, Nu com Minha Música (2021).

Entre as diversas obras expostas, estão figurinos e adereços de shows e videoclipes, além de documentos, capas de álbuns, pôsteres e CDs. O público também poderá conferir peças cenográficas do filme Homem com H, cinebiografia de Ney dirigida por Esmir Filho, que estreia em 1º de maio deste ano.
A curadoria da mostra é de André Sturm, diretor-geral do MIS. Em nota, ele destacou a longa relação do museu com o artista: “Ney foi o grande destaque das celebrações de 45 anos do MIS, em 2015, ao participar do programa Notas Contemporâneas, compartilhando histórias de sua vida e carreira. Foi um momento inesquecível e, agora, dez anos depois, trazemos essa nova homenagem com uma exposição inédita e muito especial”.

Ney nos cinemas
Na última segunda-feira (11), a Paris Filmes divulgou o teaser de “Homem com H”, que traz cenas que revivem momentos marcantes da vida e da carreira de Ney Matogrosso, interpretado por Jesuita Barbosa, acompanhados por uma interpretação de um de seus maiores clássicos, “Sangue Latino”.
O vídeo percorre sua trajetória desde a infância, quando já manifestava o desejo de seguir na arte, até o início da carreira solo, período em que ampliou suas experimentações musicais. No teaser, Jesuita Barbosa surge com figurinos de inspiração animal, maquiagens influenciadas pelo Kabuki – tradicional teatro japonês – e recriando a presença de palco magnética de Ney em diferentes fases de sua carreira. Chama a atenção o modo como o ator conseguiu capturar com precisão os trejeitos do músico.

Museu da Imagem e do Som – MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Data: a partir de 21 de fevereiro. Horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Ingresso: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia); terças-feiras gratuitas; terceira quarta-feira do mês: ingresso gratuito, retirada apenas na bilheteria física do MIS no momento da visita.