Tem palhaçada no Paço das Artes sim, senhor!
Com obras de Uberê Guelé, Véio e Vera Goulart; mostra coletiva "E o palhaço, quem é!?" estreia na sexta (2/2) em São Paulo
Nesta sexta-feira (2/2) o Paço das Artes estreia a exposição E o palhaço, quem é!?. Com curadoria de Renato De Cara, a mostra paulistana apresenta pinturas, fotografias, cartazes, desenhos, objetos e ilustrações dessa figura circense. De acordo com o Paço das Artes, a mostra traz trabalhos que transitam entre uma linguagem sarcástica e infantil, apresentando também performances e outras mídias.
Entre os artistas participantes estão Alex Carrari; Binário Armada; Charles Cunha; Delfina Reis; Dora Longo Bahia; Juan Esteves, João Farkas; Thiago Honório; Uberê Guelé; Ulysses Bôscolo; Suellen Estanislau; Véio; Vera Goulart e Vulcanica Pokaropa.
Destaque para as pinturas “Palhaçaria” (2023), de Delfina Reis, “Sem Título”(2021), de João-Szwec e “Tentaram me fazer rir” (2023) de Suellen Estanislau. O retrato “Cesar Gouveia – Doutores da Alegria”, clicado por Juan Esteves (2000) e a intervenção “Olimpiadas (13.08.2016)”, da artista Dora Longo, também merecem atenção durante a sua visita por lá.
“Essas imagens icônicas de palhaços atualizam o tema e questionam a empatia e outros valores. Sendo a figura caricata um elo entre o espetáculo e a vida, enfrentamos e extrapolamos o cotidiano. Tendo o ambiente do circo a ilusão como única realidade, os excessos e incômodos da personagem se reafirmam no contexto do grotesco. O riso tem a vantagem de conectar as pessoas, ao contrário da tensão, que nos afasta e repele. Sendo a figura caricata um elo entre o espetáculo e a vida, enfrentamos e extrapolamos o cotidiano além dos limites. Tendo o ambiente do circo a ilusão como única realidade, os excessos e incômodos do personagem se reafirmam no contexto do grotesco”, afirmou o curador em comunicado oficial.
Renato De Cara, curador da exposição
E o palhaço, quem é!? | Paço das Artes – R. Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis/SP | De 2 de fevereiro a 31 de março, de terça a sábado, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h | Ingressos gratuitos – retirada no local