Quem foi a mulher que preservou e difundiu a obra de Van Gogh?
Documentário revela papel essencial de Johanna Van Gogh em popularizar legado do pintor Vincent Van Gogh após sua morte
Frequentemente, as mulheres sofreram apagamento da História da Arte. No documentário Van Gogh, A Criação de Um Mestre, de Anne Richard, que estreou nesta semana no canal Curta!, revela o papel da professora Johanna Van Gogh ao tornar o pintor conhecido mundialmente após sua morte. Johanna foi casada com Theo, irmão de Vincent.
Theo, por sua vez, foi um negociante de arte, mas nunca teve êxito ao vender as obras do talentoso irmão. As pinturas de Vincent, entretanto, tiveram impacto na vida e formação artística de Jo, que de longe, admirava a genialidade do cunhado. Vincent teve uma carreira breve, porém intensa. Produzia e se dedicava incansavelmente às suas pinturas. Mas, como tantos outros artistas, não ganhou a devida notoriedade em vida, tampouco foi compreendido.
Vincent Van Gogh morreu em junho de 1890. Seu irmão Theo faleceu pouco menos de um ano. À Jo, restaram as centenas de quadros herdados. Ela vivia em Paris e não possuía qualquer experiência com venda de obras de arte. Chegou a contatar outro artista, Émile Bernard, com quem Van Gogh se relacionara, em busca de conselhos. Bernard sugeriu que Jo deixasse os quadros em Paris e, quem sabe, ele conseguiria vender um ou outro. Decidiu não seguir a recomendação.
Mudou-se para Bussum, nos Países Baixos. Pendurou as obras em sua nova casa e descobriu as correspondências trocadas entre os irmãos. Essa foi uma maneira ainda mais eficaz de compreender o talento e obras de Van Gogh. Jo passou a se integrar cada vez mais em círculos de artistas e estudou por conta própria a crítica de arte. Tentou convencer o crítico Jan Veth, marido de uma amiga, a olhar cuidadosamente para as pinturas de Van Gogh. De início, o especialista olhou para o conjunto de obras com certo desprezo. Mas Jo foi insistente e mostrou também as cartas dos dois irmãos. Dessa maneira, conseguiu convencer Veth, que fez a primeira crítica sobre Van Gogh.
Jo foi persistente em sua função e conseguiu chamar atenção do artista Richard Roland Holst, que realizou a primeira exposição com obras de Van Gogh.
No documentário, a diretora remonta os últimos anos da vida do artista, assim como o desenvolvimento da professora, que viria se tornar uma verdadeira empresária de, talvez, o mais consagrado artista do mundo.
Documentário.
França.2023.
52 min.