Raya Martigny leva ao Brasil retratos da comunidade queer crioula da Ilha da Reunião
A mostra Kwir Nou Exist: Nós Queer Existimos, dos fotógrafos Raya Martigny e Édouard Richard, ocupa o MIS, em São Paulo, durante o Festival MixBrasil
Aos 16 anos, Raya Martigny deixou a Ilha da Reunião (departamento francês) com o mesmo impulso que move tantos jovens queer pelo mundo: o de partir para sobreviver. Nascida em um território francês no Oceano Índico, ainda atravessado por moralismos religiosos e marcas do passado colonial, ela cresceu sem referências que refletissem quem era. Paris representava, então, uma chance de respirar, onde pudesse afirmar sua identidade de gênero e construir uma vida à margem do julgamento.
Foi na capital francesa que Raya se tornou modelo, atriz e fotógrafa, e conheceu o documentarista Édouard Richard, seu parceiro também na arte. Juntos, desenvolveram um olhar voltado para corpos e territórios em transformação. Quase uma década depois, decidiram retornar à Reunião e encontraram uma paisagem diferente: uma juventude queer crioula mais visível, mais segura de si, que havia realizado recentemente sua primeira Parada do Orgulho, em 2021. Deste reencontro entre passado e presente nasceu Kwir Nou Exist: Nós Queer Existimos, uma exposição que afirma, por meio da fotografia, o direito de existir.
A mostra reúne cerca de 80 imagens que retratam integrantes da comunidade LGBTQIAPN+ local, misturando retratos, arquivos e gestos cotidianos. Em crioulo, “kwir” é a adaptação da palavra “queer”, incorporada ao vocabulário da ilha junto às mudanças culturais mais recentes. O projeto, que já passou por Paris, incluindo o Museu do Louvre, e pela própria Reunião, chega ao Brasil dentro da Temporada Brasil–França 2025. Em São Paulo, a exposição ocupa o Museu da Imagem e do Som (MIS), de 13 a 23 de novembro, dentro do festival MixBrasil.
São Paulo
De 13 a 23/11
MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 158 – Jd. Europa, São Paulo – SP.
Horários: quarta a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 20h; domingo, 10h às 18h.
Entrada franca
Cinco práticas artísticas para quem busca uma pausa das telas
Primavera nos Dentes: a série que reconstrói o impacto dos Secos & Molhados
5 filmes imperdíveis do Festival de Cinema Francês no Brasil
Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: 5 filmes que enfrentaram o estigma
Janis Joplin ganha exposição inédita no Brasil em 2026