Avatar do usuário logado
OLÁ,

Patti Smith realiza exposição em São Paulo

A Amazonia é um desdobramento do projeto Correspondences, realizado com o coletivo Soundwalk Collective

Por Redação Bravo!
24 jan 2025, 08h00
exposicao-mendes-wood-dm-patti-smith
"A Amazonia" exposição dos resultados da colaboração entre Soundwalk Collective e Patti Smith (Mendes Wood DM Instagram/reprodução)
Continua após publicidade

Patti Smith desembarca no Brasil este mês com a exposição A Amazonia, apresentada pela galeria Mendes Wood DM. O projeto é fruto de uma parceria com o coletivo artístico britânico Soundwalk Collective e será exibido pela primeira vez no país. A mostra combina videoinstalações, filmes e desenhos que refletem sobre a floresta amazônica e o impacto humano no meio ambiente, integrando o trabalho contínuo Correspondences. A exposição será exibida na Casa Iramaia até 8 de fevereiro.

patti-smith-cantora-show-brasil-teatro-cultura-artistica
(Patti Smith / Facebook/reprodução)

O projeto resulta de mais de uma década de colaboração entre Smith e o Soundwalk Collective. A iniciativa parte de gravações realizadas por Stephan Crasneanscki, fundador do coletivo, em regiões remotas, incluindo a Amazônia, que ele visitou repetidamente ao longo dos últimos 15 anos. Patti Smith interpreta essas paisagens sonoras com textos poéticos, aprofundando a relação entre natureza, história e criação artística.

Entre os destaques da exposição estão dois filmes inéditos. Burning 1946-2024 reúne imagens de incêndios na Amazônia narradas por Smith, traçando a devastação ambiental desde o ano de seu nascimento até o presente. Já Rima é um registro visual captado por Crasneanscki ao longo do rio Amazonas, acompanhado por um poema cantado pela artista.

A mostra também inclui desenhos de Crasneanscki, criados com pigmentos naturais da floresta amazônica e organizados como uma instalação que evoca um rio e seus afluentes.

Continua após a publicidade

Além da exposição, Patti Smith fará dois shows no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de janeiro, com ingressos já esgotados. As apresentações, realizadas em parceria com Soundwalk Collective, integram o projeto Correspondences e expandem a experiência da mostra para o palco. A última vez que a artista esteve no país foi em 2019, durante o Popload Festival.

Casa Iramaia – Rua Iramaia, 105
31 de janeiro a 8 de fevereiro de 2025. De seg a sex, das 11h às 19h
As visitas devem ser agendadas pelo site da galeria
Gratuito

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade