Avatar do usuário logado
OLÁ,

10 frases inesquecíveis de Pepe Mujica

O ex-presidente uruguaio morreu nesta terça-feira, aos 89 anos, em decorrência de complicações de um câncer no esôfago

Por Redação Bravo!
Atualizado em 16 Maio 2025, 10h12 - Publicado em 16 Maio 2025, 09h00
pepe-mujica-uruguai-politico-luta-esquereda-presidente-maconha-documentario-sonhos-de-pepe-morte-cancer-aposentadoria
 (Os sonhos de Pepe/divulgação)
Continua após publicidade

Deve haver poucos consensos na política internacional, mas um deles certamente recai sobre a respeitabilidade e a admiração por um dos maiores líderes da contemporaneidade: o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, que morreu nesta terça-feira, 13 de maio, aos 89 anos, em decorrência de complicações de um câncer no esôfago.

Logo no início do ano, Mujica anunciou que havia encerrado os tratamentos, que o deixavam ainda mais exausto e sem perspectivas de melhora. Decidiu então abraçar a ideia da finitude próxima e se apoiar nos cuidados paliativos. Na ocasião, pediu que o deixassem em paz — estava cansado também de dar entrevistas. Mas a verdade é que todos escutavam com profunda atenção os seus dizeres, que não distinguiam a vida política dos sonhos, da ética e do compromisso com o bem-estar coletivo.

Durante sua presidência no Uruguai, entre 2010 e 2015, Pepe Mujica colocou o país no mapa das transformações sociais mais audaciosas do planeta. Foi sob sua liderança que se legalizaram o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a produção e venda de maconha. Leis que não apenas modernizaram o país, mas que o projetaram como exemplo de ousadia política.

Preso por mais de uma década durante a ditadura militar no Uruguai, Mujica se transformou em uma referência internacional de integridade. Recusava os luxos do poder, viveu em sua chácara, dirigia seu Fusca e doava grande parte do salário. E fez apenas um último pedido: que fosse enterrado ao lado de sua cachorra e amiga, Manuela.

Reunimos aqui alguns desses saberes, que permanecem como legado do político:

Continua após a publicidade

“Viver é amar, é ter o prazer de perder tempo com outra pessoa.”

“A morte transforma a vida numa aventura. O único milagre do mundo para cada um de nós é nascer.”

“Dediquei-me a mudar o mundo e não mudei absolutamente nada, mas diverti-me. E fiz muitos amigos e muitos aliados nesta loucura de mudar o mundo para melhor. E dei sentido à minha vida. Vou morrer feliz, não porque estou a morrer, mas porque deixei um legado que me ultrapassa em muito. Nada mais.”

“O problema é que nos cabe viver numa época consumista, em que achamos que ter sucesso na vida é comprar coisas novas e pagar parcelas. Você tem tempo para trabalhar, mas não para viver.”

Continua após a publicidade

As três falas acima foram feitas em entrevista ao jornal El País.

“A utopia serve para nos guiar através da incerteza em que navegamos. Então não é mais uma utopia, tem o calor de ser um guia para a vida real. Não partimos para alcançar uma estrela, mas ela pode nos permitir caminhar com uma direção concreta aqui na Terra. É por isso que a utopia nunca está acabada, nunca é completa, nunca é perfeita.”

Trecho de “Com os pés no chão” (Mario Mazzeo, Edições Trilce, 2002)

“O que me assusta é o tráfico de drogas, não as drogas. E os meios repressivos são uma guerra perdida: estão se perdendo em todos os lugares.”

Continua após a publicidade

Em entrevista à BBC Mundo, em novembro de 2012.

“O homem deve, em algum momento, se perguntar: ‘Para onde vai a humanidade? Qual é o futuro? Qual é a nossa responsabilidade com a vida? A vida humana é quase um milagre no vasto silêncio mineral do universo.'”

Pronunciamento em uma sessão plenária da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em 2014.

“Há décadas não cultivo ódio no meu jardim porque aprendi uma dura lição que a vida me impôs: que o ódio acaba nos deixando estúpidos, porque nos faz perder a objetividade diante das coisas.”

Continua após a publicidade

No discurso de renúncia ao Senado em outubro de 2020.

“O ser humano não é só programático, é outras coisas. E o capitalismo descobriu e trabalha sobre nossas emoções. Deixo uma mensagem para você. Há uma questão sobre a qual devemos nos debruçar: o homem não é só a razão. Claro que a razão importa, mas temos de entender outras questões que são muito mais complexas.”

Em entrevista à Revista Margem Esquerda, em 2021.

“Não sei se os humanos terão tempo para consertar a bagunça que fizeram. Se eles terão tempo para corrigir o que desencadearam. Porque o pior problema desta civilização é que ela não consegue parar. Tem que continuar crescendo. Você vê todas as equipes de economia preocupadas com o crescimento. E se você me disser que oito bilhões de pessoas vão viver como os ianques, este planeta vai virar uma merda. Não temos noção de limites. Isso não significa que não podemos viver.”

Continua após a publicidade

Em entrevista ao site Cenital, em 2024.

“Vocês vão envelhecer, vão ter rugas e, algum dia, vão se olhar no espelho e terão que se perguntar, naquele dia, se vocês traíram a criança que tinham dentro de si.”

Discurso no Congresso da União Nacional dos Estudantes, julho de 2023, no Brasil.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade