Conheça os finalistas ao Prêmio Bravo! de Cultura de Melhor Filme
Conheça o júri que elegeu “Era o Hotel Cambridge”, “No Intenso Agora” e “As Duas Irenes”
Se não tivemos um ano de tanto barulho como 2016 no cinema, podemos dizer que houve, em 2017, uma produção marcada pela diversidade tanto regional como de linguagem. Longas exploraram limites entre ficção e realidade, documentários apostaram na militância e nos mais diversos formatos.
O júri do Prêmio Bravo! de Cultura 2018, que julgou os filmes de 2017, foi composto por 20 especialistas, dentre os cineastas Anna Mulayert, Daniel Ribeiro, Andrea Ormond, Lucia Murat, Affonso Uchôa; jornalistas e críticos Beatriz Goulart, Simone Zucolotto, Andre Fischer, Sérgio Rizzo, Carol Almeida, Flavia Guerra, Cassio Starling, Joel Zito Araújo e Juliano Gomes; professores e pesquisadores Joel Sene, Eliana Fonseca, Ana Lucia Sanches e Ana Maria Giannasi; pelo diretor de arte de cinema Marcos Pedroso e pelo ex-presidente da Ancine Manoel Rangel. Pelos critérios que adotamos, valeram apenas os votos dados a estreias nacionais no ano de 2017 em circuito comercial.
Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, No Intenso Agora, de João Moreira Salles e As Duas Irenes, de Fabio Meira, foram os três filmes mais votados. No ano passado, quem levou o prêmio foi Aquarius, do diretor Kleber Mendonça Filho. Veja, a seguir, um pouco sobre os finalistas de 2018.
Era o Hotel Cambridge, Eliane Caffé
Mescla de documentário e ficção criada junto com moradores da ocupação do Hotel Cambridge, no centro de São Paulo, o filme conta histórias (reais ou encenadas) de pessoas sem teto, imigrantes e refugiados. Numa produção cinematográfica horizontal, pouco hierarquizada, os movimentos por moradia na maior cidade da América Latina ganham vida e contradições.
No Intenso Agora, João Moreira Salles
Trabalho minucioso de pesquisa e depuração de imagens, o ensaio-documentário parte de cenas da mãe do diretor na china maoísta e encontra os movimentos 1968 na França, Hungria e Brasil para refletir sobre o estado de euforia de viver num momento histórico e suas consequências.
As Duas Irenes, Fabio Meira
Ambientado numa cidadezinha do interior de Goiás, As Duas Irenes é uma trama cheia de referências ao cinema e enquadramentos bem feitos que contam a história de duas irmãs que não se conhecem. Roteiro, fotografia, direção de arte e atuações se casam na história dirigida por Fabio Meira.
Saiba quais foram todos os filmes indicados pelo júri:
A Cidade Onde Envelheço (Marília Rocha), As Duas Irenes (Fábio Meira), Beduíno (Júlio Bressane), Bingo: o rei das manhãs (Daniel Rezende), Como Nossos Pais (Laís Bodanzky), Coragem! As muitas vidas de Dom Paulo Evaristo Arns (Ricardo Carvalho), Corpo Elétrico (Marcelo Caetano), Crônica da Demolição (Eduardo Ades), Deserto (Guilherme Weber), Detetives do Prédio Azul (André Pellenz), Divinas Divas (Leandra Leal), Elon não acredita na morte (Ricardo Alves Júnior), Era o Hotel Cambridge (Eliane Caffé), Fala Comigo (Felipe Sholl), Gabriel e a Montanha (Fellipe Barbosa), Guerra do Paraguay (Luiz Rosemberg Filho), João, o Maestro (Mauro Lima), Joaquim (Marcelo Gomes), Jonas e o Circo sem Lona (Paula Gomes), Lamparina da Aurora (Frederico Machado), Lino — Uma aventura de sete vidas (Rafael Ribas), Malasartes e o Duelo com a Morte (Paulo Morelli), Meu Corpo É Político (Alice Riff), Mulher do Pai (Cristiane Oliveira), No Intenso Agora (João Moreira Salles), O Filme da Minha Vida (Selton Mello), O Jardim das Aflições (Josias Teófilo), O ornitólogo (João Pedro Rodrigues, co-produção entre Brasil e Portugal) , O Rastro (J. C. Feyer), On Yoga: Arquitetura da Paz (Heitor Dhalia), Os Saltimbancos Trapalhões — Rumo a Hollywood (João Daniel Tikhomiroff), Pendular (Julia Murat), Pitanga (Camila Pitanga), Polícia Federal — A Lei É Para Todos (Marcelo Antunez), Quem é Primavera das Neves (Jorge Furtado e Ana Luíza Azevedo), Redemoinho (José Luiz Villamarim), Rifle (Davi Pretto), Sinais de Cinza (Henrique Dantas), Taego Awá (Henrique Borela e Marcela Borela), Corpo Delito (Pedro Rocha), TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva (Paulinho Caruso e Teo Poppovic), Um Tio Quase Perfeito (Pedro Antonio), Vazante (Daniela Thomaz), Vermelho Russo (Charly Braun), Waiting For B. (Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel)