Um debate eleitoral entre Jesus e Satã, patrocinado pelo sabonete Pilatos e pelas Óticas Talião
Por Carlos Castelo
Mediador: Sob a chancela comercial de “Pilatos”, o sabonete que lava suas mãos como nenhum outro e “Óticas Talião” — olho por olho, lente por lente — iniciamos o debate mais aguardado pelos telespectadores: Jesus e Satã. Ambos estão na reta final do processo de escolha. Mostraremos agora um pouco da biografia de cada um.
Apresentadora no telão: Jesus Cristo Messias. Natural da Belém de Judá. Depois de ser apadrinhado por três reis entrou para a vida pública. Com seu discurso de não-violência, paz e amor arrebata multidões. Slogan: “Aquele que não está comigo é contra mim.”
Apresentador no telão: Mefistófeles Satã Cramulhão. Natural de Queimados. Até a juventude era um anjo, depois de alguns tombos morais, tornou-se um anjo caído. Daí para entrar na política foi um pulo. Misógino, racista, homofóbico prega uma sociedade sem classes escolares. Slogan: “Eu quero é rosetar.”
Mediador: O sorteado para começar é Jesus. Senhor, qual é a sua proposta?
Jesus: De minha parte prego uma não-violência em nossa sociedade, vamos dar a outra face…
Mediador: O regulamento diz que, daqui para frente, o candidato Satã poderá replicar o oponente…
Satã: Outra face? Ora, francamente. E o que o Senhor fez com os vendilhões no templo, hein? Chicote é o que, pétala de rosa?
Jesus: Foi um ato simbólico no sentido de dirimir a corrupção do período.
Satã: Dirimir. Olha como Ele fala bonito, escreve bem, diz que cura os outros. Mas e o CRM Dele pra clinicar, onde está? Medicina ilegal dá cana, Candidato.
Jesus: Ora direis que pratico a Medicina. Mas, em verdade, apenas aplico medidas higiênicas no povo pobre da minha terra.
Satã: Agora o Socialistazinho Barbudo disse uma coisa que faz sentido. Gravem isso pra gente ver no Youtube depois, por favor. Ele disse ‘povo pobre’. Ouviram? Então eu pergunto, o que Ele e o Pai dele, tão Onipotentes, fizeram pra melhorar essa miséria da população enquanto Estavam cuidando deles? Ficaram escrevendo parábolas, provérbios?
Jesus: E vós? Que, com essa prosperidade excessiva, não adentrareis no céu, nem com salvo-conduto de São João Batista.
Satã: Olha, o Senhor pode ser o Onipresente, o Bambambã e os cambaus, mas esse Dedo na minha cara não põe, tá entendendo? Está pra nascer ainda o Messias que vai fazer isso comigo!
Jesus: Vade retro, Satanás!
Satã: Vade tu, tio!
Mediador: Acabou o tempo dos candidatos. No próximo bloco, os dois discutem as contas públicas romanas e a aquisição fraudulenta de bigas pela administração Herodes. Intervalo!