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“El Amparo” vence Troféu Bandeira Paulista na 40ª Mostra de Cinema

Por Bravo
Atualizado em 22 set 2022, 12h44 - Publicado em 3 nov 2016, 07h01
Cena de “El Amparo”

Com mais de 300 títulos exibidos desde o dia 20 de outubro, a 40ª Mostra de Cinema chegou ao fim nesta quarta-feira, 2. Para amenizar as saudades, terá até quarta-feira, 9, sessões de repescagem no Cinesesc, com direito até a Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho.

O filme venezuelano El Amparo, de Rober Calzadilla foi premiado com o Troféu Bandeira Paulista, o principal da Mostra. As atrizes Mirjana Karanovic (por A Boa Esposa) e Lene Cecilia Spark (por Sámi Blood) tiveram menção honrosa. O júri era formado por Lita Stantic, Vasco Pimentel, Nicolas Klotz, Jeferson De, Bette Gordon e Peter Brosens.

Cena de “Depois da Tempestade”

Dentre os filmes iranianos, Maat, de Saba Kezemi venceu o prêmio Abbas Kiarostami. A Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira, venceu ainda o prêmio da Abraccine como melhor filme.

O público (através de votação após o filme) escolheu The Handmaiden, de Park Chan-wook, como melhor filme de ficção internacional; e Gurumbé — canciones de tu memoria negra, de Miguel Ángel Rosales e Gaga — o amor pela dança, de Tomer Heymann os melhores documentários internacionais. Na disputa nacional, venceram Era o Hotel Cambridge, de Eliane Caffé, como o melhor filme de ficção e Martírio, de Vincent Carelli, como melhor documentário.

Antonio Pitanga e Beto Brant, em sessão de “Pitanga” durante a Mostra

A crítica escolheu o japonês Depois da tempestade, de Hirokazu Koreeda, como o melhor filme internacional, e Pitanga, de Beto Brant e Camila Pitanga, como o melhor brasileiro.

Cena de “Era o Hotel Cambridge”

A maior parte desses filmes terá, a partir desta quinta-feira, 3, sessões de repescagem. Veja a seguir a programação dos filmes, exibidos no CineSesc:

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3/11 — quinta-feira
Sessão 1217–14:30
O SILÊNCIO DA NOITE É QUE TEM SIDO TESTEMUNHA DAS MINHAS AMARGURAS (O SILÊNCIO DA NOITE É QUE TEM SIDO TESTEMUNHA DAS MINHAS AMARGURAS), de Petrônio de Lorena (79′). BRASIL.

Sessão 1218–16:00
JUNCTION 48 (JUNCTION 48), de Udi Aloni (96′). ISRAEL, ALEMANHA, EUA.

Sessão 1219–17:50
A BOA ESPOSA (DOBRA ZENA), de Mirjana Karanovic (94'). SÉRVIA, BÓSNIA-HERZEGOVINA, CROÁCIA.

Sessão 1220–19:40
MATA ATLÂNTICA (MATA ATLÂNTICA), de Nicolas Klotz, Élisabeth Perceval (38′). BRASIL, FRANÇA. Haverá debate após a sessão.

Sessão 1221–21:50
PARCEIROS DA NOITE (CRUISING), de William Friedkin (102′). EUA, ALEMANHA.

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04/11 — sexta-feira

Sessão 1222–14:30
A HORA DA RELIGIÃO (L’ORA DI RELIGIONE (IL SORRISO DI MIA MADRE)), de Marco Bellocchio (105&’). ITÁLIA.

Sessão 1223–16:40
O QUARTO HOMEM (DE VIERDE MAN), de Paul Verhoeven (95′). HOLANDA. Falado em holandês.

Sessão 1224–18:40
DIÁRIO DE UM MAQUINISTA (DNEVNIK MAŠINOVODJE), de Milos Radovic (87′). SÉRVIA, CROÁCIA.

Sessão 1225–20:40
ELLE (ELLE), de Paul Verhoeven (131′). FRANÇA, ALEMANHA.

05/11 — sábado

Sessão 1226–14:30
OPERAÇÃO FRANÇA (THE FRENCH CONNECTION), de William Friedkin (104′). EUA.

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Sessão 1228–16:30
A MENINA SEM MÃOS (LA JEUNE FILLE SANS MAINS), de Sébastien Laudenbach (76′). FRANÇA.

Sessão 1229–18:30
O APARTAMENTO (FORUSHANDE), de Asghar Farhadi (125′). IRÃ, FRANÇA.

Sessão 1227–21:00
EL AMPARO (EL AMPARO), de Rober Calzadilla (99′). VENEZUELA.

06/11 — domingo

Sessão 1230–14:30
INTRUSA (LA BALIA), de Marco Bellocchio (106′). ITÁLIA.

Sessão 1231–16:30
MARTÍRIO (MARTÍRIO), de Vincent Carelli (160′). BRASIL.

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Sessão 1232–19:30
TRAMONTANE (TRAMONTANE), de Vatche Boulghourjian (105′). LÍBANO, FRANÇA.

Sessão 1233–21:30
PITANGA (PITANGA), de Beto Brant, Camila Pitanga (113′). BRASIL.

07/11 — segunda-feira

Sessão 1234–14:30
CAMERAPERSON (CAMERAPERSON), de Kirsten Johnson (102′). EUA.

Sessão 1235–16:30
PERSONA (PERSONA), de Ingmar Bergman (85′). SUÉCIA.

Sessão 1245–18:15
GAGA — O AMOR PELA DANÇA (MR. GAGA), de Tomer Heymann (100′). ISRAEL, SUÉCIA, ALEMANHA, HOLANDA.

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Sessão 1236–20:15
DEPOIS DA TEMPESTADE (UMI YORI MO MADA FUKAKU), de Hirokazu Kore-eda (117′). JAPÃO.

08/11 — terça-feira

Sessão 1239–14:30
SAMI BLOOD (SAMEBLOD), de Amanda Kernell (112′). SUÉCIA.

Sessão 1237–16:40
DIABO NO CORPO (IL DIAVOLO IN CORPO), de Marco Bellocchio (115′). ITÁLIA, FRANÇA.

Sessão 1238–19:00
ERA O HOTEL CAMBRIDGE (ERA O HOTEL CAMBRIDGE), de Eliane Caffé (93′). BRASIL, FRANÇA.

Sessão 1240–21:00
THE HANDMAIDEN (AH-GA- SSI), de Park Chan-wook (145′). CORÉIA DO SUL.

9/11 — quarta-feira

Sessão 1241–14:30
GURUMBÉ. CANÇÕES DE SUA MEMÓRIA NEGRA (GURUMBÉ. CANCIONES DE TU MEMORIA NEGRA), de Miguel Ángel Rosales (72′). ESPANHA.

Sessão 1242–16:10
JUNCTION 48 (JUNCTION 48), de Udi Aloni (96′). ISRAEL, ALEMANHA, EUA.

Sessão 1243–18:10
MAAT (MAAT), de Saba Kazemi (92′). IRÃ.

Sessão 1244–20:10
LAVOURA ARCAICA (LAVOURA ARCAICA), de Luiz Fernando Carvalho (175′). BRASIL.

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