Festival holandês Dekmantel realiza sua primeira edição no Brasil
Por Guilherme Werneck e Paula Carvalho
Veteranos e novidadíssimas se reúnem neste sábado e domingo no Jockey Club de São Paulo para um festival inédito no país. O Dekmantel, realizado há quase 10 anos em Amsterdã, sai pela primeira vez da Holanda. Por aqui, o line-up de mais de 50 artistas tem boas surpresas: uma curadoria com a música brasileira muito bem representada por nomes como Azymuth, Hermeto Pascoal, Bixiga 70, Cashu, Pedro Zopelar, as duplas 40% FODA/MANEIRISSIMO e Selvagem, entre outros.
A Bravo! selecionou abaixo nomes para ficar de olho durante o festival — mas, claro, mais vale passear e se deixar surpreender.
No sábado, não perca o Awesome Tapes From Africa — uma garimpo de primeira de música africana de todo tipo (vale conhecer o site). Azymuth, um clássico absoluto do país; Sassy J, fun total, meio na onda de Le Tigre; a dupla Juju & Jordash, que tem o último disco mais comportado, mas bem bacana. E para fechar o dia, Jeff Mills, um mito da eletrônica.
A noite, para os fortes, ainda será esticada com uma festa na Fabriketa, em que tocam Luisa Putterman, artista bem experimental de São Paulo, Ben Klock, DJ de techno de Berlin e L_ucio, outro brasileiro bem forte que grava com a Kompact alemã. Cashu, residente da Mamba Negra, também fará um set.
No domingo o festival ainda recebe Nicolas Jaar, um dos mais talentosos da música de pista hoje; Moodymann, outro veterano que faz um tech house de Detroit (mas não da turma original do techno); John Talabot, produtor espanhol espertíssimo e os sets sempre divertidos da dupla paulista Selvagem. Isso sem contar o nosso Deus, Hermeto Pascoal. A partir das 23h, o festival promete convidados surpresa para mais um estica na Fabriketa. Para viajar e conhecer novos sons.
Ingressos para cada dia do festival custam R$ 225 (basta doar um livro na entrada) e as festas à noite têm entrada a R$ 90. O evento começa às 13h no sábado e domingo. Veja mais informações no site.