Genderless: discutindo arte e gênero
A partir do dia 16 de novembro, a Bravo! coordena uma série de conversas sobre a dissolução dos gêneros na vida e na arte durante a [SSEX BBOX]
A partir de amanhã, a Bravo! realiza uma série de conversas sobre a dissolução dos gêneros na vida e na arte, dentro da 3ª Conferência Internacional [SSEX BBOX] & MixBrasil, que acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP), dos dias 16 a 26 de novembro.
Serão cinco rodas de conversa mediadas pelo editor da Bravo! Guilherme Werneck. A ideia é trazer jovens artistas e pensadores para investigar junto com o público novos caminhos para a arte, os desafios das múltiplas questões de gênero e sexualidade, e para onde aponta a produção atual em diferentes frentes. Essa conversa é feita em uma dinâmica circular, inspirada nas rodas de samba, nas quais qualquer pessoa pode contribuir.
Todos os encontros acontecem no jardim suspenso do CCSP, sempre às 16h. A primeira roda será no dia 16 sobre literatura. São convidados o jovem poeta Ian Uviedo, que participa do espetáculo poético musical “Trovadores do Miocárdio” e a escritora Nathalie Lourenço, autora de “Morri por Educação”.
Para o encontro de música, no sábado, dia 18, teremos a compositora Maria Beraldo, que lança seu primeiro disco solo no ano que vem; Mars J, do projeto Saint-Hills, baseado em San Francisco; e Renato Gonçalves, pesquisador multidisciplinar das áreas da canção popular e das culturas brasileiras, autor do livro “Nós duas, as representações LGBT na canção brasileira”.
Teatro é o assunto da roda de terça, dia 21. Na conversa, teremos a diretora e dramaturga Natalia Mallo, cuja peça mais recente é “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, o crítico, colaborador da Bravo! e dramaturgo João Luiz Vieira e a atriz e bailarina Katia Calsavara, uma das fundadoras da Abominável Companhia.
Na quarta, dia 22 a conversa gira em torno das artes visuais com a artista Ana Catarina Mousinho, o artsita Diego Navarro e o curador da Galeria Mezanino Renato De Cara.
O último encontro acontece na sexta, dia 24. A ideia é tratar de cinema, TV e streaming com a cineasta Gabriela Greeb, que está finalizando um longa metragem sobre a escritora Hilda Hilst, a diretora Dandara Ferreira, que lançou neste ano a série “O Nome Dela É Gal”, pela HBO, e a diretora Juliana Borges, do projeto de streaming sobre processo criativo Através \.
A conferência
No terceiro ano no Brasil, a [SSEX BBOX] a conferência apresenta perspectivas plurais sobre sexualidade e gênero a partir do relato das experiências de pensadores, educadores, ativistas, artistas e outras pessoas que vivem, aprendem e amam fora das normas sociais. Todos os encontros são gratuitos.
Alguns dos destaques deste ano são a mesa debates entre o sociólogo francês Sam Bourcier e da professora e pesquisadora Helena Vieira. Uma conversa sobre literatura brasileira contemporânea que tem como eixo central as questões de gênero, raça e geração com Conceição Evaristo, Mariana Mendes e Natalia Borges Polesso. Além de uma discussão sobre jornalismo queer, um encontro sobre a estética das artes performáticas queer brasileiras com Assussena Assussena, Dani Nega, Danna Lisboa, Liniker e Tatiana Bispo. E um workshope de voguing com a americana Twiggy Pucci Garçon e com João Simões. Tudo isso, em paralelo ao Mix Brasil. Confira a programação completa no site da conferência.