Habemus Angela Davis
E mais: autor de Bird Box, lança outro suspense de terror; biografia de Maurício de Souza ganha o cinema; um livro com antropologia gastronômica
Por Diana Bezerra
Ídolo de nove a cada dez feministas brasileiras, a filósofa e ativista dos Panteras Negras Angela Davis virá ao país para uma série de palestras, debates e curso. A principal atividade será a conferência A Liberdade É uma Luta Constante, que encerra o Seminário Internacional Democracia em Colapso, promovido pela editora Boitempo — que vai promover também a autobiografia da feminista — e pelo Sesc São Paulo, no dia 19 de outubro.
Entre as mediações, participarão dos eventos a jornalista Adriana Ferreira Silva, editora-sênior de Marie Claire Brasil, e Anielle Franco, irmã de Marielle Franco e colaboradora da edição brasileira de Uma Autobiografia. Além de São Paulo, Angela Davis passa também pelo Rio de Janeiro.
Homenagem merecida
Do menino pobre que passou fome ao criador do império Maurício de Sousa Produções, o criador da turma da Mônica vai ver sua história ganhar o cinema. O filme, ainda sem data de estreia, será dirigido por Pedro Vasconcelos, que tem na bagagem os longas O Concurso, Dona Flor e Seus Dois Maridos, e Fala Sério, Mãe!
Justiça
Foi batido o martelo na briga jurídica entre a Companhia das Letras e o jornalista Leonencio Nossa. Após a editora recorrer para que as vendas da biografia Roberto Marinho: O Poder Está no Ar fossem suspensas, o juiz Claudio Antonio Marquesi, da 24ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, ordenou que o autor devolva R$ 200 mil à empresa. A disputa começou porque o livro, que originalmente seria publicado pela Companhia, teve contrato rescindido e foi lançado pela Nova Fronteira, do Grupo Ediouro.
Memórias políticas
Do tempo como correspondente da revista Time na América Latina, o jornalista Charles Eisendrath presenciou fatos históricos, como o golpe militar orquestrado por Augusto Pinochet e o suicídio de Salvador Allende. Depois do período no Chile e Argentina, construiu prodigiosa carreira acadêmica em Ann Arbor, na Universidade de Michigan. Essas e outras memórias estão no livro Downstream from Here (Mission Point Press, importado), recém-lançado nos Estados Unidos, ainda sem título no Brasil.
Distopia
Autor do momento entre os admiradores de terror psicológico no Brasil, Josh Malerman conquistou a fama com o livro Caixa de Pássaros, que deu origem ao filme Bird Box, estrelado por Sandra Bullock, e vendeu cerca de 230 mil exemplares. Agora, ele lança outro suspense distópico: em Inspeção (Intrínseca), rapazes vivem confinados em uma realidade artificial, na qual não existem mulheres, com o objetivo de que se transformem em gênios em diversos campos do conhecimento.
Doce de Lody
Mais do que receitas, no livro Doce Pernambuco o antropólogo e escritor Raul Lody mostra pesquisas e documentações antropológicas situadas nos contextos sociais e culturais, envolvendo desde o melado ou o mel de engenho até o açúcar moreno-mascavo. Especialista em antropologia da alimentação com projetos de pesquisas no Brasil e no exterior, criador do Grupo de Antropologia da Alimentação (Fundação Gilberto Freyre), do Museu da Gastronomia Baiana, ele lança a obra pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).