Avatar do usuário logado
OLÁ,

Habemus Angela Davis

Por Bravo
Atualizado em 21 set 2022, 22h20 - Publicado em 22 ago 2019, 13h43
 (/)
Continua após publicidade

E mais: autor de Bird Box, lança outro suspense de terror; biografia de Maurício de Souza ganha o cinema; um livro com antropologia gastronômica

1*N00e9iyiTYmex_otBkTyyA

Por Diana Bezerra

Ídolo de nove a cada dez feministas brasileiras, a filósofa e ativista dos Panteras Negras Angela Davis virá ao país para uma série de palestras, debates e curso. A principal atividade será a conferência A Liberdade É uma Luta Constante, que encerra o Seminário Internacional Democracia em Colapso, promovido pela editora Boitempo — que vai promover também a autobiografia da feminista — e pelo Sesc São Paulo, no dia 19 de outubro.

Entre as mediações, participarão dos eventos a jornalista Adriana Ferreira Silva, editora-sênior de Marie Claire Brasil, e Anielle Franco, irmã de Marielle Franco e colaboradora da edição brasileira de Uma Autobiografia. Além de São Paulo, Angela Davis passa também pelo Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Homenagem merecida

Do menino pobre que passou fome ao criador do império Maurício de Sousa Produções, o criador da turma da Mônica vai ver sua história ganhar o cinema. O filme, ainda sem data de estreia, será dirigido por Pedro Vasconcelos, que tem na bagagem os longas O Concurso, Dona Flor e Seus Dois Maridos, e Fala Sério, Mãe!

Justiça

Foi batido o martelo na briga jurídica entre a Companhia das Letras e o jornalista Leonencio Nossa. Após a editora recorrer para que as vendas da biografia Roberto Marinho: O Poder Está no Ar fossem suspensas, o juiz Claudio Antonio Marquesi, da 24ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, ordenou que o autor devolva R$ 200 mil à empresa. A disputa começou porque o livro, que originalmente seria publicado pela Companhia, teve contrato rescindido e foi lançado pela Nova Fronteira, do Grupo Ediouro.

Memórias políticas

Do tempo como correspondente da revista Time na América Latina, o jornalista Charles Eisendrath presenciou fatos históricos, como o golpe militar orquestrado por Augusto Pinochet e o suicídio de Salvador Allende. Depois do período no Chile e Argentina, construiu prodigiosa carreira acadêmica em Ann Arbor, na Universidade de Michigan. Essas e outras memórias estão no livro Downstream from Here (Mission Point Press, importado), recém-lançado nos Estados Unidos, ainda sem título no Brasil.

Continua após a publicidade

Distopia

Autor do momento entre os admiradores de terror psicológico no Brasil, Josh Malerman conquistou a fama com o livro Caixa de Pássaros, que deu origem ao filme Bird Box, estrelado por Sandra Bullock, e vendeu cerca de 230 mil exemplares. Agora, ele lança outro suspense distópico: em Inspeção (Intrínseca), rapazes vivem confinados em uma realidade artificial, na qual não existem mulheres, com o objetivo de que se transformem em gênios em diversos campos do conhecimento.

Doce de Lody

Mais do que receitas, no livro Doce Pernambuco o antropólogo e escritor Raul Lody mostra pesquisas e documentações antropológicas situadas nos contextos sociais e culturais, envolvendo desde o melado ou o mel de engenho até o açúcar moreno-mascavo. Especialista em antropologia da alimentação com projetos de pesquisas no Brasil e no exterior, criador do Grupo de Antropologia da Alimentação (Fundação Gilberto Freyre), do Museu da Gastronomia Baiana, ele lança a obra pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Publicidade