Edital convoca pesquisadores de arte brasileira para pesquisa de dois meses em acervo da Getty Research, em Los Angeles
Até o dia 8 de novembro, curadores brasileiros ou estrangeiros que moram no país há pelo menos 5 anos podem se inscrever para um intercâmbio de pesquisa no Getty Research Institute (GRI), em Los Angeles. O processo seletivo vai escolher um curador para passar 8 semanas — entre abril e maio de 2019 — em pesquisas no acervo da GRI.
Para concorrer, o pesquisador deverá apresentar um projeto em andamento sobre arte contemporânea que tenha relação com algum dos acervos da Getty Research Institute — que possui, entre outras, coleções de fotografia, arquivo de artistas como as Guerilla Girls e Robert Mapplethorpe e acervos de arquitetura, design e sketchbooks (navegue entre eles aqui). É preciso, também, ter inglês fluente, experiência em pesquisa e curadoria e conhecimentos de história da arte brasileira.
Parceria entre o Projeto Latitude-Platform for Brazilian Galleries Abroad, a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Apex-Brasil, o edital prevê entre os benefícios passagens aéreas, seguro de viagem, hospedagem e remuneração de R$ 15.000.
O processo seletivo — que ocorre no mês de novembro — terá cinco membros na comissão de seleção, entre representantes da ABACT, do Comitê Gestor do Projeto Latitude, da Apex-Brasil e da Getty Research Institute. Como resultado, o curador selecionado fará um relatório à ABACT e deverá apresentar publicamente a experiência de pesquisa entre 27 de julho e 3 de agosto de 2019.
Acesse o edital do Projeto Latitude e saiba mais informações no site da ABACT.