Continua após publicidade

Um enigma chamado viral

Algumas sugestões para bombar na rede com essa coisa que todo mundo entende, mas ninguém compreende “Devoro-te” Por Carlos Castelo Se tem uma coisa que todo mundo entende mas ninguém compreende é o viral. Ele é, de longe, a peça-chave de todo um novo modo de fazer comunicação. E, por incrível que pareça, ninguém possui a […]

Por Bravo
Atualizado em 22 set 2022, 12h29 - Publicado em 8 ago 2017, 11h19
 (/)

Algumas sugestões para bombar na rede com essa coisa que todo mundo entende, mas ninguém compreende

1*y_RBMUvGWPvcZBGhoCYCoA
“Devoro-te”

Por Carlos Castelo

Se tem uma coisa que todo mundo entende mas ninguém compreende é o viral. Ele é, de longe, a peça-chave de todo um novo modo de fazer comunicação. E, por incrível que pareça, ninguém possui a fórmula secreta de como criar um que bombe.

Publicidade

O que nos leva a concluir que o viral é uma espécie de esfinge: “decifra-me ou devoro-te”. Ou um Santo Graal do século 21. Montes de templários do marketing se matam para encontrá-lo e tirar lucros dele. Só que, quando isso acontece, aquele viral não era o Santo, muito menos o Graal.

Publicidade

Teóricos do mundo digital todo dia cospem formulações para quem quer fazer virais 100% garantidos. Alguns chegam a deitar regras didáticas. Uma das mais conhecidas é a de que o bom viral é aquele que pode ser facilmente parodiado e, consequentemente, replicável pela Grande Rede em milhares de variações sobre o mesmo tema.

Contudo, nem mesmo essa cláusula pode ser considerada pétrea num universo randômico como o dos virais. Afinal, se fazer paródia fosse sinal de sucesso, o Zé Ramalho seria o Bob Dylan e não o inverso.

Publicidade
Continua após a publicidade

Na tentativa de achar um denominador comum e colaborar para achar uma saída a tão intricado tema, agrupei virais bem sucedidos numa lista abaixo. Escolha o seu favorito e, como é tão comum na internet brasileira, “kibe” a ideia sem nenhum problema de consciência. Internet, por aqui, é o símile do país: uma terra de ninguém.

E, se nada disso funcionar, há uma saída desesperada para um viral bombar: usar um gago.

Publicidade
Publicidade
Publicidade