A segunda edição do workshop Refúgio Criativo vai acontecer desta vez em Minas Gerais, entre os dias 24 e 27 de novembro. O evento propõe uma reflexão sobre a criatividade. Para isso, o estilista Ronaldo Fraga, a psicanalista Mônica Godoy, o empresário Daniel Eitan Spach participarão da vivência em três lugares: a Casa das Candeias, na Serra da Moeda, a Casa Floresta, ateliê de Ronaldo Fraga em Belo Horizonte e o Instituto Inhotim, acervo de arte que reúne importantes instalações, natureza e arquitetura. O arquiteto Miguel Martins e o designer Jackson Peixer, sócios da organização Atlas, que realiza o evento, também participarão da imersão.
A partir de dinâmicas lúdicas em grupo, observação e contato com a natureza, o workshop pretende provocar reflexões para os novos criadores. A cada dia, os participantes deverão apresentar um produto ou sua observação e análise. O trabalho é voltado para quem se interessa por temas da esfera criativa, sejam eles no campo das artes, educação, arquitetura, design, publicidade, moda ou gastronomia, por exemplo.
Jackson Peixer, da Atlas, adiantou para a Bravo! algumas das atividades do Refúgio Criativo:
O primeiro momento será no Ateliê Ronaldo Fraga e Casa Floresta, em Belo Horizonte, onde adentraremos e compartilharemos do processo criativo do estilista em seu território criativo mais pessoal e íntimo, costurando esse momento com diálogos a respeito de sua trajetória e trazendo a todo momento o olhar para a construção coletiva do pensamento a respeito do alinhamento criativo de cada um dos participantes.
No segundo momento viajaremos para a Serra da Moeda e firmaremos base na Casa das Candeias, e quem conduzirá a experiência será a psicanalista Mônica Godoy e o educador ambiental Daniel Spach, onde nos concentraremos em atividades dedicadas à psicanálise e análise ambiental, utilizando-as como instrumentos de exploração e aprendizado.
Continua após a publicidade
No terceiro, o olhar volta-se para o futuro. Visitando o Instituto Inhotim, recortando as inspirações e insights obtidos durante os dois primeiros dias, conectando-os com o olhar e direcionamento de Mônica Godoy, é onde se reúne e percebe todos os saberes em um só lugar, tendo a arte como protagonista, e a natureza exuberante convidando o grupo à contemplação e às descobertas singulares. Passaremos dos “saberes” ancestrais aos “saberes” do futuro através dessa vivência.
Para o arquiteto Miguel Cañas Martins, o trabalho criativo poderá ser aperfeiçoado ao se descobrir “a diferença que faz quando harmonizamos nossos caminhos e questões internas”. O workshop, diz ele, será uma oportunidade de “dialogar consigo mesmo e construir sua própria reflexão com base também na relação com o pensamento do outro”. “Daremos a possibilidade para que as pessoas possam amadurecer seus processos criativos a partir dessa autoanálise e da experiência de cada um, e iremos aprender juntos novas ferramentas e também aperfeiçoá-las”.
Veja a programação do Refúgio Criativo:
Primeiro Momento: Ateliê Ronaldo Fraga e Casa Floresta — Quinta, 24/11
Check-in às 13h no Ateliê Ronaldo Fraga e Casa Floresta. No universo criativo do estilista experimentaremos um autêntico almoço mineiro, seguido de uma tarde de diálogos criativos e memórias com Ronaldo Fraga e Mônica Godoy. Visitaremos seu ateliê e às 19h partiremos com destino à natureza da serra, viajando por cerca de 1h até a Casa das Candeias.
Segundo Momento: Casa das Candeias — Sexta, 25/11
O dia começa às 06h com o despertar do galo, seguido do desjejum. Nos concentraremos em atividades dedicadas à psicanálise e análise ambiental, utilizando-as como instrumentos de exploração e aprendizado. Após o jantar, fecharemos o dia com um último encontro ao redor da fogueira.
Terceiro Momento: Instituto Inhotim — Sábado, 26/11
Neste dia nossas conversas serão direcionadas ao futuro. Partiremos para a cidade de Brumadinho, aproximadamente a 70km de nossa base, para conhecer o Instituto Inhotim e todas as descobertas que um lugar como este pode despertar em cada um. Durante todo o dia iremos recortando as inspirações e insights obtidos, conectando pontos e traçando um enlace de todo aprendizado até aqui. No final do dia retornaremos à nossa base, para jantar e dialogar sobre a experiência.
Quarto Momento: Recortes e desdobramentos da imersão — Domingo, 27/11
Neste último dia acontece o desfecho da imersão: Como as descobertas de cada um podem contribuir de maneira colaborativa com o todo? Tramando um tecido de percepções coletivas e individuais, iremos proporcionar um momento de trocas, para que todos possam extrair o melhor desta experiência. Após a refeição nos despediremos da Casa das Candeias, quando partiremos às 14h para o Centro de Belo Horizonte, iniciando, assim, nossa vida criativa.
Veja como se inscrever pelo site da Atlas: https://atlas.exposure.co/refugio-criativo-2