Continua após publicidade

Workshop reúne criativos como Ronaldo Fraga e Mônica Godoy em Minas Gerais

Por Bravo
Atualizado em 22 set 2022, 12h44 - Publicado em 18 nov 2016, 10h45
 (/)
Continua após publicidade
1*WLjSOy1AChqSCGqU1OXtUw

A segunda edição do workshop Refúgio Criativo vai acontecer desta vez em Minas Gerais, entre os dias 24 e 27 de novembro. O evento propõe uma reflexão sobre a criatividade. Para isso, o estilista Ronaldo Fraga, a psicanalista Mônica Godoy, o empresário Daniel Eitan Spach participarão da vivência em três lugares: a Casa das Candeias, na Serra da Moeda, a Casa Floresta, ateliê de Ronaldo Fraga em Belo Horizonte e o Instituto Inhotim, acervo de arte que reúne importantes instalações, natureza e arquitetura. O arquiteto Miguel Martins e o designer Jackson Peixer, sócios da organização Atlas, que realiza o evento, também participarão da imersão.

A partir de dinâmicas lúdicas em grupo, observação e contato com a natureza, o workshop pretende provocar reflexões para os novos criadores. A cada dia, os participantes deverão apresentar um produto ou sua observação e análise. O trabalho é voltado para quem se interessa por temas da esfera criativa, sejam eles no campo das artes, educação, arquitetura, design, publicidade, moda ou gastronomia, por exemplo.

1*TzIdANGasNwDPM-NyENawg
Experiência da primeira edição do Refúgio, em Santa Catarina

Jackson Peixer, da Atlas, adiantou para a Bravo! algumas das atividades do Refúgio Criativo:

O primeiro momento será no Ateliê Ronaldo Fraga e Casa Floresta, em Belo Horizonte, onde adentraremos e compartilharemos do processo criativo do estilista em seu território criativo mais pessoal e íntimo, costurando esse momento com diálogos a respeito de sua trajetória e trazendo a todo momento o olhar para a construção coletiva do pensamento a respeito do alinhamento criativo de cada um dos participantes.

No segundo momento viajaremos para a Serra da Moeda e firmaremos base na Casa das Candeias, e quem conduzirá a experiência será a psicanalista Mônica Godoy e o educador ambiental Daniel Spach, onde nos concentraremos em atividades dedicadas à psicanálise e análise ambiental, utilizando-as como instrumentos de exploração e aprendizado.

Continua após a publicidade

No terceiro, o olhar volta-se para o futuro. Visitando o Instituto Inhotim, recortando as inspirações e insights obtidos durante os dois primeiros dias, conectando-os com o olhar e direcionamento de Mônica Godoy, é onde se reúne e percebe todos os saberes em um só lugar, tendo a arte como protagonista, e a natureza exuberante convidando o grupo à contemplação e às descobertas singulares. Passaremos dos “saberes” ancestrais aos “saberes” do futuro através dessa vivência.

Para o arquiteto Miguel Cañas Martins, o trabalho criativo poderá ser aperfeiçoado ao se descobrir “a diferença que faz quando harmonizamos nossos caminhos e questões internas”. O workshop, diz ele, será uma oportunidade de “dialogar consigo mesmo e construir sua própria reflexão com base também na relação com o pensamento do outro”. “Daremos a possibilidade para que as pessoas possam amadurecer seus processos criativos a partir dessa autoanálise e da experiência de cada um, e iremos aprender juntos novas ferramentas e também aperfeiçoá-las”.

Veja a programação do Refúgio Criativo:

Continua após a publicidade

Primeiro Momento: Ateliê Ronaldo Fraga e Casa Floresta — Quinta, 24/11
Check-in às 13h no Ateliê Ronaldo Fraga e Casa Floresta. No universo criativo do estilista experimentaremos um autêntico almoço mineiro, seguido de uma tarde de diálogos criativos e memórias com Ronaldo Fraga e Mônica Godoy. Visitaremos seu ateliê e às 19h partiremos com destino à natureza da serra, viajando por cerca de 1h até a Casa das Candeias.

Segundo Momento: Casa das Candeias — Sexta, 25/11
O dia começa às 06h com o despertar do galo, seguido do desjejum. Nos concentraremos em atividades dedicadas à psicanálise e análise ambiental, utilizando-as como instrumentos de exploração e aprendizado. Após o jantar, fecharemos o dia com um último encontro ao redor da fogueira.

Terceiro Momento: Instituto Inhotim — Sábado, 26/11
Neste dia nossas conversas serão direcionadas ao futuro. Partiremos para a cidade de Brumadinho, aproximadamente a 70km de nossa base, para conhecer o Instituto Inhotim e todas as descobertas que um lugar como este pode despertar em cada um. Durante todo o dia iremos recortando as inspirações e insights obtidos, conectando pontos e traçando um enlace de todo aprendizado até aqui. No final do dia retornaremos à nossa base, para jantar e dialogar sobre a experiência.

Quarto Momento: Recortes e desdobramentos da imersão — Domingo, 27/11
Neste último dia acontece o desfecho da imersão: Como as descobertas de cada um podem contribuir de maneira colaborativa com o todo? Tramando um tecido de percepções coletivas e individuais, iremos proporcionar um momento de trocas, para que todos possam extrair o melhor desta experiência. Após a refeição nos despediremos da Casa das Candeias, quando partiremos às 14h para o Centro de Belo Horizonte, iniciando, assim, nossa vida criativa.

Continua após a publicidade

Veja como se inscrever pelo site da Atlas: https://atlas.exposure.co/refugio-criativo-2

1*4D7qeScuhVg8izkH-L8a5Q
Publicidade