5 ótimas séries baseadas em livros para maratonar
Uma boa pedida para quem prefere passar os dias de carnaval em casa é aproveitar para assistir a algumas das produções adaptadas da literatura

As adaptações literárias para as telas geram discussões intensas e algumas controvérsias. Para muitos, os livros devem ser preservados em sua forma original, já que as adaptações frequentemente implicam cortes, que podem, dependendo da produção, resultar em prejuízos. Por outro lado, há quem veja essas adaptações como uma forma de ampliar e dar continuidade a obras que se tornaram significativas. Quando essas histórias são transformadas em séries, as possibilidades de fidelidade ao texto original tendem a ser maiores. Em todo caso, é importante reconhecer essas adaptações como uma ferramenta valiosa de incentivo à leitura.
Com isso em mente, reunimos algumas produções renomadas que foram adaptadas da literatura, como a premiada e atual “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” e a série adaptada da obra vencedora do Pulitzer, “The underground railroad”. Confira:


Xógum: A Gloriosa Saga do Japão
A série Xógum adapta o romance de James Clavell e se passa no Japão de 1600, em meio a uma guerra civil. O líder Yoshii Toranaga luta pela sobrevivência quando um navio europeu encalha em um vilarejo próximo. Seu piloto, o inglês John Blackthorne, traz segredos que podem alterar o equilíbrio de poder e enfraquecer a influência dos jesuítas e mercadores portugueses. Seus destinos se entrelaçam ao de Toda Mariko, uma nobre cristã que precisa conciliar sua lealdade a Toranaga, sua fé e seu passado familiar. Disponível no Disney+.


Objetos cortantes
A jornalista Camille Preaker (Amy Adams), que enfrenta o alcoolismo e um passado de autolesão, retorna à sua cidade natal, Wind Gap, para investigar o desaparecimento de duas garotas. Lá, precisa lidar com sua mãe controladora, Adora Crellin (Patricia Clarkson), e reviver traumas da infância. A obra foi adaptada do livro de Gillian Flynn. Disponível na Max.


The underground railroad – os caminhos para a liberdade
Criada por Barry Jenkins, e baseada no romance de Colson Whitehead, ganhador do Pulitzer, The Underground Railroad é uma minissérie que retrata a fuga de Cora Randall da escravidão no sul dos EUA, antes da Guerra Civil. Após escapar de uma plantação na Geórgia, Cora descobre que a “ferrovia subterrânea” não é apenas uma lenda, mas uma rede secreta de trens e túneis operados por abolicionistas. Em sua jornada, ela passa por diferentes estados, cada um revelando uma nova faceta do racismo e da opressão. Disponível no Prime Video.


Alta Fidelidade
Série de comédia romântica americana baseada no romance de Nick Hornby. A trama acompanha Rob (Zoë Kravitz), uma entusiasta da música e dona de uma loja de discos em Crown Heights, Brooklyn, que é obcecada pela cultura pop e pelas listas dos “top cinco” de álbuns e músicas. A série explora os momentos em que ela precisa lidar com questões de amor, perdas e autodescoberta. Disponível no Disney+.


I Know This Much Is True
Minissérie dramática baseada no romance de Wally Lamb, estrelada por Mark Ruffalo em um papel duplo como os irmãos gêmeos Dominick e Thomas Birdsey. A trama se passa nos anos 1990, em Three Rivers, Connecticut, e segue a vida de Dominick e seu irmão gêmeo, Thomas, que sofre de esquizofrenia paranoica. Apesar de controlar sua doença com medicação, Thomas tem crises severas. Dominick, então, luta para tirá-lo de um hospital psiquiátrico inadequado, tentando melhorar sua vida e cuidar do irmão. Disponível na Max.