Avatar do usuário logado
OLÁ,

Dia do rock: 5 cinebiografias para mataronar

De Cazuza a Rita Lee, reunimos cinco filmes para quem quiser ver (ou rever) algumas das figuras mais inesquecíveis do rock

Por Redação Bravo!
13 jul 2025, 09h00
jesuino-brbosa-ney-matogrosso-homem-com-h-filme-cinema-estreia
Em "Homem com H", Jesuino Barbosa interpreta Ney Matogrosso (Paris Entretenimento/divulgação)
Continua após publicidade

Celebrado em 13 de julho, o Dia Mundial do Rock é um bom pretexto para revisitar as histórias por trás de artistas que marcaram época e transformaram o gênero em sinônimo de rebeldia, invenção e identidade.

O gênero nasceu nos Estados Unidos nos anos 1950, da fusão entre o rhythm and blues, o country e o gospel. Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard foram alguns dos nomes que ajudaram a popularizar o som que logo atravessaria fronteiras. Nos anos 1970, o gênero ganhou força política e estética com artistas como David Bowie, Queen e Led Zeppelin. No Brasil, ganhou sotaque próprio com Rita Lee, Raul Seixas, Cazuza e Ney Matogrosso.

No cinema, não faltam retratos intensos e cheios de música: Bohemian Rhapsody revive os bastidores da banda Queen, enquanto Homem com H mergulha na trajetória inventiva de Ney Matogrosso. De Cazuza a Rita Lee, reunimos cinco cinebiografias disponíveis no streaming para quem quiser ver (ou rever) algumas das figuras mais inesquecíveis do rock.

ney-matogrosso-filme-cinebiografia-emir-filho-jesuita-barbosa-ceu-secos-molhados
(Homem com H/divulgação)

Homem com H (2025)

Direção: Esmir Filho
Elenco: Jesuíta Barbosa, Hermila Guedes, Caroline Abras
Sinopse: A cinebiografia de Ney Matogrosso mergulha na trajetória do artista desde a infância em Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, passando pelo sucesso arrebatador com o grupo Secos & Molhados até a consagração como um dos artistas mais inventivos e provocadores da música brasileira. O filme aborda sua relação com a arte, sua sexualidade e sua luta por liberdade estética e política. 

>> Disponível na Netflix

cazuza-tempo-nao-para-cinebiografia-rock
(IMDB/reprodução)
Continua após a publicidade

Cazuza – O Tempo Não Para (2004)

Direção: Sandra Werneck e Walter Carvalho
Elenco: Daniel de Oliveira, Marieta Severo, Reginaldo Faria
Sinopse: Baseado no livro escrito por Lucinha Araújo, mãe do cantor, o longa acompanha a vida intensa de Cazuza, da juventude rebelde ao sucesso com o Barão Vermelho, sua carreira solo, os excessos e a convivência com o HIV até sua morte precoce, aos 32 anos. O filme revela a personalidade indomável de um dos maiores poetas do rock nacional. 

>> Disponível na Netflix

rita-lee-mania-voce-filme-max-hbo-cinebiografia-rock
(IMDB/reprodução)

Rita Lee: Mania de Você (2024)

Direção: Guido Goldberg
Sinopse: Baseado em entrevistas concedidas por Rita Lee antes de sua morte, o documentário revisita sua vida, obra e legado. Com trechos de conversas íntimas, o filme narra sua trajetória desde Os Mutantes até a carreira solo, a maternidade, os amores e os altos e baixos da fama. 

>> Disponível na HBO Max

rocketman-cinebiografia-rock-elton-john
(IMDB/reprodução)
Continua após a publicidade

Rocketman (2019)

Direção: Dexter Fletcher
Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden, Bryce Dallas Howard
Sinopse: Misturando musical e cinebiografia, Rocketman acompanha a transformação de Reginald Dwight no ícone mundial Elton John. O filme retrata sua infância complicada, os primeiros passos na música, a parceria com o letrista Bernie Taupin e o mergulho em excessos, vícios e crises de identidade. Com números musicais grandiosos e Taron Egerton cantando os clássicos do artista, o longa constrói um retrato emocional e fantasioso de um astro em busca de amor e aceitação.

>> Disponível no Paramount+

bohemian-rhapsody-fred-mercury-cinebiografia-cinema-filme-historia
(IMDB/reprodução)

Bohemian Rhapsody (2018)

Direção: Bryan Singer (com finalização por Dexter Fletcher)
Elenco: Rami Malek, Gwilym Lee, Ben Hardy, Joseph Mazzello
Sinopse: A cinebiografia narra a formação da banda Queen, o sucesso meteórico e os bastidores da vida de Freddie Mercury. Rami Malek interpreta o vocalista com intensidade, acompanhando sua genialidade, conflitos pessoais e trajetória até o emblemático show no Live Aid, em 1985. Com trilha sonora arrebatadora e momentos emocionantes, o filme celebra a força criativa e o legado de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

>> Disponível no Telecine 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade