Documentário “Cornucopia”, de Björk, estreia mundialmente em 7 de maio
O filme registra uma das apresentações da turnê homônima realizada entre 2019 e 2023

Uma das artistas mais singulares da música contemporânea, Björk anuncia o lançamento do documentário-concerto Cornucopia, que chega aos cinemas brasileiros no dia 7 de maio. Dirigido pela cineasta islandesa Ísold Uggadóttir, o filme registra uma das apresentações da turnê homônima realizada entre 2019 e 2023 — considerada pela própria Björk como sua produção mais elaborada até hoje.
Gravado na Altice Arena, em Lisboa, o longa combina performances ao vivo com projeções visuais criadas por artistas como Tobias Gremmler, Andrew Thomas Huang, Gabríela Friðriksdóttir, Warren Du Preez e Nick Thornton Jones. O repertório traz músicas dos álbuns Utopia (2017), Vulnicura (2015) e Fossora (2022), compondo um panorama sonoro que atravessa momentos distintos da carreira da cantora islandesa. O documentário será exibido em resolução 4K, em mais de 500 salas de cinema e em pelo menos 25 países, incluindo o Brasil. A sessão também inclui três videoclipes escolhidos por Björk, ampliando a experiência audiovisual proposta pelo projeto.

A performance é permeada por debates atuais, como as preocupações ambientais, feminismo, espiritualidade, biologia e utopismo. A artista islandesa também incorporou ao espetáculo a participação da ativista Greta Thunberg por meio de um vídeo que encerrava a apresentação. A inserção do discurso reforçava o tom político do show, abordando temas como sustentabilidade e urgência climática.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, a artista comentou sobre a narrativa abstrata do filme:
“A história é contada de forma abstrata no filme. Fala mais sobre o mundo como um todo. Há canto durante todo o conteúdo, a catarse em ‘Sue Me’, ‘Losss’ e ‘Tabula Rasa’ emergindo disso, a calmaria após a tempestade. Acho que termina em uma nota otimista.”

Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do filme. Além do filme, o projeto também inclui a publicação do livro Björk: Cornucopia, pela editora BRAQUAGE o primeiro registro impresso oficial da criação e encenação do espetáculo homônimo. A obra, lançada internacionalmente em novembro de 2024, traz imagens inéditas, anotações de bastidores, entrevistas com a equipe criativa e textos da própria Björk, oferecendo uma visão aprofundada do processo por trás da turnê.