Avatar do usuário logado
OLÁ,

Documentário resgata legado de Luiz Melodia

Luiz Melodia - No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan, apresenta a vida e carreira do Poeta do Estácio

Por Redação Bravo!
16 jan 2025, 10h00
luiz-melodia-coracao-brasil-filme-documentario-biografia-pat-palumbo-alessandra-dorgan
 (Alessandra Dorgan/divulgação)
Continua após publicidade

Grande expoente da música popular brasileira, Luiz Melodia (1951-2017) é o tema do documentário musical Luiz Melodia – No Coração do Brasil, que estreia nesta quinta-feira (16) nos cinemas de todo o país. Dirigido por Alessandra Dorgan, o longa é narrado pelo próprio cantor e compositor carioca, apelidado de “poeta do Estácio”. A obra combina entrevistas históricas, arquivos de imagens e, claro, um generoso repertório de suas canções, compondo uma viagem sonora pela vida e trajetória do artista. No centro do documentário está o amor incondicional de Melodia pelo bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, onde nasceu e cresceu, fonte permanente de inspiração para sua arte.

“O Estácio acalma os sentidos dele. É como a Bahia para Gilberto Gil: uma referência, um refúgio, um lugar de acolhimento e criatividade. Está na diversidade de sua escuta, que se reflete em músicas tão originais, e também nas letras, onde ele se refere explícita ou implicitamente ao lugar onde nasceu”, explica Patrícia Palumbo, diretora musical do documentário. “Ele sempre está falando do Estácio, de um jeito ou de outro.”

O longa apresenta mais de 30 músicas do repertório de Melodia, revelando a amplitude de seu talento e a singularidade de seu estilo. Além disso, insere-se em uma nova tradição de documentários musicais brasileiros que trazem os artistas como narradores de suas próprias histórias. Nos últimos anos, obras como Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, Diálogos com Ruth de Souza e Othelo, o Grande têm explorado as múltiplas dimensões de figuras icônicas das artes no Brasil.

Luiz Melodia nasceu em 1951, no Morro do Estácio, no Rio de Janeiro. Desde cedo, a música fez parte de sua vida, influenciada pela paixão de seu pai, Oswaldo, um sambista amador. Ainda jovem, Melodia contrariou os desejos do pai, que preferia que ele seguisse uma profissão tradicional, e mergulhou na música. Na adolescência, fundou a banda Os Instantâneos e começou a compor, fortemente influenciado pela bossa nova, pelo samba e pela diversidade musical de sua vivência carioca. Na década de 1970, aproximou-se de nomes como Torquato Neto, Gal Costa e Maria Bethânia, e sua canção Pérola Negra foi gravada por Gal no álbum Gal a Todo Vapor. Em 1973, lançou seu álbum de estreia, Pérola Negra, considerado até hoje uma das obras-primas da música brasileira.

Continua após a publicidade

Luiz Melodia – No Coração do Brasil venceu os prêmios de Melhor Filme no In-Edit Brasil – Festival Internacional de Documentário Musical e de Melhor Filme Documentário no Festival Internacional de Cinema de Paraty.

luiz-melodia-coracao-brasil-filme-documentario-biografia-pat-palumbo-alessandra-dorgan
(Luiz Melodia no coração do Brasil/divulgação)

Publicidade