‘Fernanda Young, Foge-me ao Controle’ tem sessão especial e gratuita
O documentário de Susanna Lira explora universo íntimo e criativo da escritora que morreu em 2019 aos 49 anos
Nesta quarta-feira (29), o documentário Fernanda Young, Foge-me ao Controle, destaque do “É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários”, será exibido no espaço Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA, em São Paulo.
O filme de abordagem não convencional explora tanto o universo íntimo quanto o criativo da escritora Fernanda Young, que morreu em 2019 aos 49 anos. O documentário dirigido por Susanna Lira passa pelos momentos mais marcantes da carreira de Young e ressalta especialmente sua coragem artística por meio de imagens, depoimentos e textos da escritora.
“As vezes sinto vontade de faltar com a verdade. Ser cínica, mas nunca vil, nem mesmo mentirosa. Omissa? Não. Omitir é para os fracos. A língua que lambe pode se ferir, assim como quem diz a verdade”
Fernanda Young
A narrativa não-linear é composta por colagens de arquivo somadas a paisagens visuais e sonoras, que formam um ensaio poético audiovisual. Já a narração é assinada pela atriz e autora Maria Ribeiro, grande amiga da homenageada.
Além de ter a oportunidade de conferir o filme gratuitamente antes de sua estreia oficial (ainda sem data definida), após a exibição haverá um debate com a diretora do filme, Susanna Lira. A realizadora é especializada em biopolítica criminal e acumula uma carreira de mais de 20 anos no cinema.
Em tempo: a entrada para o evento é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente no Portal da Floresta até às 17h.
||| “Fernanda Young, Foge-me ao Controle” – Sessão + Debate | Cine Nave – Rua José Bento, 106, Cambuci, São Paulo | 29 de maio, quarta-feira, às 19h | Gratuito, mediante inscrição no Portal da Floresta Ativista