Festival de Gramado revela filmes que concorrem ao Kikito em 2025
A 53ª edição do mais tradicional e glamouroso festival de cinema do país acontece de 13 a 23 de agosto

O mais tradicional e glamouroso festival de cinema do país, o Festival de Cinema de Gramado, anunciou os filmes que disputarão o Kikito de Ouro em 2025. Em sua 53ª edição, o evento — o mais longevo do Brasil em realização contínua — acontecerá entre os dias 13 e 23 de agosto, na cidade serrana do Rio Grande do Sul.
Entre as novidades deste ano está a exibição de “O Último Azul”, novo longa de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, que abrirá oficialmente a programação em 15 de agosto.
A curadoria desta edição contou com nomes de destaque como os atores Caio Blat e Camila Morgado, além do professor e crítico de cinema Marcos Santuario. Ao todo, seis longas-metragens brasileiros foram selecionados para a mostra competitiva.
“Não foi uma tarefa simples [escolher esses seis títulos], pois vimos muitos trabalhos criativos, poderosos e com vozes próprias, que reafirmam a força do nosso audiovisual e da nossa cultura. Buscamos selecionar obras que apostam na diversidade de temas, linguagens, territórios, gêneros e nos convidam a refletir. São filmes com marcas autorais que provocam, sensibilizam e, acima de tudo, nos representam”, declarou Camila em nota à imprensa.
Confira os filmes selecionados:
“A Natureza das Coisas Invisíveis” (DF), de Rafaela Camelo
Ambientado em um hospital de Brasília, o filme acompanha a amizade entre duas meninas que compartilham o desejo de escapar da rotina hospitalar. Com passagens por festivais internacionais, o longa é estrelado por Laura Brandão, Serena, Larissa Mauro, Camila Márdila e Aline Marta Maia.
“Cinco Tipos de Medo” (MS), de Bruno Bini
Cinco vidas marcadas por traumas, violência e perdas se entrelaçam em um thriller psicológico rodado no Mato Grosso do Sul. No elenco, O elenco é composto por Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen, João Vitor Silva, Bella Campos e Xamã.
“Nó” (PR), de Laís Melo
Glória, mãe solo em crise, luta para manter a guarda das filhas em meio a um divórcio conturbado e disputas no trabalho. Rodado em Curitiba, o longa revela as tensões do cotidiano. Integram o elenco Saravy, Sali Cimi, Antonia Saravy, Clarice Carvalho e Fernanda Silva. Produzido por Antonio Gonçalves Junior e Diogo Capriotti.
“Papagaios” (RJ), de Douglas Soares
Tunico, conhecido por aparecer atrás de repórteres na TV, se reinventa após um acidente ao lado de um jovem misterioso. No elenco, estão Gero Camilo, Ruan Aguiar, Leo Jaime, Ernesto Piccolo e Angela Paz.
“Querido Mundo” (RJ), de Miguel Falabella
Durante uma noite de tempestade, dois desconhecidos se encontram nos escombros de um prédio abandonado no Rio. Malu Galli e Eduardo Moscovis estrelam o filme.
“Sonhar com Leões” (SP), de Paolo Marinou-Blanco
Em Lisboa, uma mulher brasileira doente terminal deseja escolher sua própria hora de partir. Com Denise Fraga no papel principal, o filme mescla humor e delicadeza para discutir a eutanásia.
Homenagens
Na edição de 2025, o Festival de Cinema de Gramado presta tributo a seis importantes nomes do audiovisual gaúcho. Com mais de seis décadas de trajetória, Araci Esteves será contemplada com o Prêmio Leonardo Machado. Já Gloria Andrades, atriz, dançarina e cantora com vasta atuação no teatro e no cinema, receberá o Troféu Sirmar Antunes.
Os Prêmios Iecine reconhecem diferentes frentes da produção audiovisual no estado: Gustavo Spolidoro será homenageado na categoria Legado, por sua contribuição à linguagem cinematográfica e à formação de novas gerações; Victor Di Marco e Marcio Picoli, na categoria Inovação, pelo trabalho em torno da acessibilidade e do universo PCD; e o coletivo Um é Pouco, Dois é Bom, na categoria Destaque, pelo resgate de uma obra seminal do cinema negro brasileiro.
As homenagens serão entregues durante a Mostra Gaúcha de Curtas. O restante da programação e as demais homenagens serão divulgados em 15 de julho.