Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2025: tudo sobre a 36ª edição

Evento traz mais de 200 filmes de 60 países; entre os destaques estão João Paulo Miranda Maria e Nash Edgerton

Por Redação Bravo!
Atualizado em 1 ago 2025, 10h34 - Publicado em 27 jul 2025, 09h00
kinoforum-curta-metragem
Candy Bar, de Nash Edgerton (Nash Edgerton/reprodução)
Continua após publicidade

Menos visível no mercado tradicional, o curta-metragem continua sendo campo fértil para narrativas autorais e formatos experimentais. O Kinoforum celebra esse território em sua 36ª edição.

A edição deste ano do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Kinoforum já tem seus filmes selecionados. O anúncio foi feito pela Associação Cultural Kinoforum na última semana. Gratuito e com sessões espalhadas por diversos espaços da capital paulista, o evento acontece entre os dias 21 e 31 de agosto.

Neste ano, cerca de 3 mil curtas-metragens foram inscritos. A curadoria reuniu títulos de diferentes gêneros e estilos – da animação ao documentário, do drama ao experimental –, compondo uma programação diversa e plural, com 253 filmes de 60 países. Foram selecionadas produções do Brasil, América Latina e de dezenas de países da Europa, Ásia, África e Oceania.

As obras estão organizadas em mostras distintas: Internacional, Latino-Americana, Programas Brasileiros, Mostra Limite, Infantojuvenil e Nocturnu – Cine Fantástico e de Horror. A lista completa, com todos os títulos e países participantes, está disponível no site oficial do Kinoforum.

Além dos curadores convidados, o processo de seleção também contou com a participação de estudantes do projeto Visionamento em Curso, promovido pela própria Kinoforum, que tem como objetivo formar novos olhares críticos para o audiovisual.

Continua após a publicidade

Desde sua criação em 1990 pela produtora Zita Carvalhosa, o Kinoforum se consolidou como uma das principais vitrines para o curta-metragem no Brasil e no exterior. O festival é reconhecido pelo incentivo à produção autoral, pelo intercâmbio internacional e pela valorização de formatos experimentais e narrativas diversas.

Entre os destaques da Mostra Internacional do 34º Kinoforum estão nomes já reconhecidos no circuito de festivais, como o australiano Nash Edgerton, que apresenta Candy Bar e tem no currículo videoclipes para Bob Dylan e longas como Gringo; o islandês Rúnar Rúnarsson, que já integrou seleções em Cannes e Locarno, e que retorna ao formato curto com O; e o brasileiro João Paulo Miranda Maria, radicado na França, com o perturbador Paysage Après la Bataille, após estrear em Cannes com Casa de Antiguidades. Também figuram na seleção o libanês Samir Syriani (What If They Bomb Here Tonight?), com passagens por Clermont-Ferrand; o canadense Alexander Farah, com obras voltadas à identidade queer; o chinês Zhizheng Qu, promissor nome do cinema asiático; e o irlandês Ruairi Bradley, cuja abordagem política tem atraído atenção em festivais voltados à experimentação.

A programação completa, com datas, horários e locais de exibição, será divulgada em breve.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Kinoforum (@curtakinoforum)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade