Continua após publicidade

Festival Varilux: filmes franceses premiados para assistir no cinema

Entre clássicos e novidades, montamos uma seleção de longas-metragens que estarão em cartaz até dia 22 de novembro em mais de 50 cidades durante o evento

Por Laís Franklin
Atualizado em 17 nov 2023, 18h45 - Publicado em 13 nov 2023, 12h47

Até dia 22/11, 14ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês ocupa 54 cidades brasileiras com uma maratona intensa de longas-metragens. Este ano, a programação contempla 19 filmes (a maioria inéditos por aqui) mais dois clássicos de Brigitte Bardot, grande homenageada desta edição.

“O festival Varilux continua sendo a ferramenta mais estratégica para manter viva a paixão do público brasileiro pelos filmes franceses. Os espectadores sempre receberam com entusiasmo nossa programação e aguardam com ansiedade as datas do festival. O papel do Varilux é promover o cinema francês em todo o país e apoiar o trabalho dos distribuidores locais. A queda na audiência média das produções brasileiras e estrangeiras nos cinemas é estimada em 80% em 2023. Todos nós, que atuamos no audiovisual, trabalhamos para reverter esses números”, enfatizam os diretores e curadores do festival, Christian e Emmanuelle Boudier, em comunicado oficial para a imprensa.

brigitte-bardot-serie-festival-varilux
Cena da série “Brigitte Bardot” (Divulgação/divulgação)

Quem estiver em São Paulo e no Rio de Janeiro também poderá participar de debates em algumas sessões com alguns diretores e atores franceses, que estarão nas cidades especialmente durante o Festival Varilux. Entre os convidados, vale destacar a atriz Julia de Nunez, que vem falar sobre seu papel em Brigitte Bardot, série biográfica de grande sucesso na TV francesa sobre a musa do cinema francês disponível gratuitamente no streaming pelo site do festival a partir do dia 22 de novembro; e Stefan Crepon, indicado ao César de Melhor Ator Revelação pela atuação em Peter Von Kant (de François Ozon); que estará ao lado do diretor Cédric Kahn para apresentar o drama Making Of.

Continua após a publicidade

Entre clássicos de Godard e novidades aclamadas pela crítica, Bravo! selecionou cinco filmes premiados imperdíveis para você assistir nas telonas durante o Festival Varilux 2023. Confira nossas dicas e descubra a programação completa abaixo:

Crônica de Uma Relação Passageira (Chroniques d’une liaison passagère – 2022
Realizador de sucessos da cinematografia contemporânea, o diretor Emmanuel Mouret marca presença no evento com este drama romântico aclamado pela crítica especializada e vencedor do COLCOA French Film Festival. O longa-metragem tem Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne e Georgia Scalliet no elenco e acompanha Charlotte, uma mãe solteira, que, durante uma festa, conhece Simon, que é casado. Este novo casal concorda em se ver apenas por diversão. Porém, a relação fica conturbada quando novos sentimentos aparecem. O filme foi exibido na mostra Première e também indicado à Palma Queer, no Festival de Cannes, em 2022.

filme-cena-as-bestas
(Lucia Faraig/divulgação)

As Bestas (2022)
Vencedor dos Prêmios Goya e Prêmios CEC em 2023 de Melhor Diretor (para o espanhol Rodrigo Sorogoyen), Melhor Roteiro Original e Melhor Filme, o longa mostra um casal interpretado por Denis Ménochet, Marina Fois que se muda para uma aldeia galega para se conectar à natureza. O filme de suspense também foi apresentado na mostra Première no Festival de Cannes de 2022.

cena-filme-orlando
Cena do filme “Orlando” (Festival Varilux/divulgação)

Orlando, minha biografia política (Orlando, ma biographie politique – 2023)
Adaptação de uma das obras mais conceituadas da escritora Virgínia Woolf, “Orlando”, de 1928, o filme mistura documentário com ficção e convoca um teste de elenco de 25 pessoas, todas trans e não binárias, para interpretar a personagem fictícia de Woolf, enquanto narram cenas de suas próprias vidas. O filme de Paul B. Preciado recebeu o Teddy Award no Festival de Berlim e o Prêmio Especial do Júri da mostra Encounters.

cena-filme-anatomia-de-uma-queda
(Justine Triet/reprodução)

Anatomia de uma Queda (Anatomie d’une chute – 2023)
Depois de ser exibido no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o vencedor da Palma de Ouro é destaque também no Festival Varilux de Cinema Francês e, agora, poderá ser visto em outras cidades do país. Aclamado pela crítica especializada, o longa de Justine Triet mostra a investigação de uma morte em circunstâncias suspeitas e tem como protagonista a atriz Sandra Hüller, vencedora do Urso de Prata da melhor atriz para sua atuação no filme Requiem em 2006.

cena-brigitte-bardot-filme-godard
Brigitte Bardot em “O Desprezo” (1963) (Festival Varilux/divulgação)

O Desprezo (Le Mépris1963)
Maior bilheteria da carreira de Jean-Luc Godard, e sétima maior bilheteria francesa daquele ano, este clássico da Nouvelle Vague protagonizado por Brigitte Bargot revolucionou a indústria audiovisual da época. O romance foi eleito o melho filme pelo Cahier dú Cinéma de 1963 e foi indicado ao SIYAS Award de 1972 por melhor filme estrangeiro. Na Itália, uma equipe grava sob direção de Fritz Lang um filme baseado na obra “Odisseia”, de Homero. Camille (interpretada por Brigitte Bardot) é casada com Paul (vivido por Michel Piccoli), um escritor que foi contratado pelo produtor americano Jeremy (Jack Palance) para escrever o roteiro do filme. O desprezo de Camille começa quando ela passa a acreditar que o marido tentou vendê-la ao produtor, quando ele insiste para que ela fique sozinha com Jeremy. Uma série de mal-entendidos faz com que a relação do casal vá se fragmentando a cada cena.

Continua após a publicidade

Filmes da Programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2023: 

A Musa de Bonnard, de Martin Provost;
A Viagem de Ernesto e Celestine, de Julien Chheng e Jean-Christophe Roger;
Almas Gêmeas, de André Téchiné;
Anatomia de uma Queda, de Justine Triet;
As Bestas, de Rodrigo Sorogoyen;
Conduzindo Madeleine, de Christian Carion;
Crônica de Relação Passageira, de Emmanuel Mouret;
Culpa e Desejo, de Catherine Breillat;
Disfarce Divino, de Virginie Sauveur;
Maestro(s), de Bruno Chiche;
Making Of, de Cédric Kahn;
Memórias de Paris, de Alice Winocour;
Meu Novo Brinquedo, de James Huth;
O Astronauta, de Nicolas Giraud;
O Desafio de Marguerite, de Anne Novion;
O Livro da Discórdia, de Baya Kasmi;
O Renascimento, de Rémi Bezançon;
Orlando, Minha Biografia Política, de Paul B. Preciado;
Sob as Estrelas, de Sébastien Tulard

Clássicos

E Deus Criou A Mulher, de Roger Vadim;
O Desprezo, de Jean-Luc Godard

Continua após a publicidade

Série
Brigitte Bardot, de Danièle e Chistopher Thompson

Cidades participantes do Festival Varilux

Até dia 8 de novembro já estavam confirmadas 50 cidades e 94 cinemas participantes desta edição do Festival Varilux. As cidades são: Afogados de Ingazeira (PE), Aracaju (SE), Araraquara (SP), Balneário Camboriú (SC), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Botucatu (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Campinas(SP), Campo Grande (MS), Campos dos Goytacazes (RJ), Caxias do Sul (RS), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Granja Vianna (SP), Indaiatuba (SP), Itaipava (RJ), João Pessoa(PB), Juiz de Fora (MG), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Palmares (PE), Palmas (TO), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Poços de Caldas (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio De Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São Carlos (SP), São José Dos Campos (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Triunfo (PE), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ).

A lista de cidades e de cinemas participantes é constantemente atualizada no site do festival, confira a programação completa com datas e horários de exibição.

Publicidade