Filme de Karim Aïnouz é selecionado para o Festival de Cannes
"Motel Destino", novo filme de Karim Aïnouz, participará da competição oficial pela Palma de Ouro, em Cannes; Longa marca o retorno do cineasta ao Ceará
O Festival de Cannes anunciou alguns dos títulos que irão competir em sua 77ª edição, marcada para acontecer entre 14 e 25 de maio. Entre eles está o filme Motel Destino, do cineasta brasileiro Karim Aïnouz. Esta é a segunda participação consecutiva do diretor nascido em Fortaleza na mostra de cinema. No ano passado, ele competiu com a obra Firebrand, seu primeiro longa em língua inglesa, que contava com os atores Jude Law e Alicia Vikander no elenco. Esta será a sexta vez que Karim integra o Festival, sendo que sua estreia ocorreu com Madame Satã (2002).
Além de Motel Destino, foram anunciados os filmes Megalopolis, de Francis Ford Coppola, e Furiosa, de George Miller. A presidente do júri deste ano será ninguém menos que Greta Gerwig, diretora do fenômeno de bilheteria Barbie.
O filme também marca o retorno de Karim ao Ceará, após uma década desde sua última filmagem no estado, em Praia do Futuro (2014). Inspirado na pornochanchada dos anos 1970, Motel Destino tem o motel à beira de uma estrada no litoral cearense como protagonista, tornando-se cenário de jogos ambiciosos de desejo, poder e violência. Na trama, o jovem Heraldo cruza o caminho de uma mulher que vive aprisionada em um casamento abusivo. Fazem parte do elenco os atores Iago Xavier, Nataly Rocha e Fabio Assunção. O filme deve estrear no Brasil no final de 2024.
Concorrem a Palma de Ouro:
Filme de abertura: “Le Deuxième Acte”, de Quentin Dupieux – Fora da competição
“The Apprentice”, de Ali Abbasi
“Motel Destino”, de Karim Aïnouz
“Bird”, de Andrea Arnold
“Emilia Perez”, de Jacques Audiard
“Anora”, de Sean Baker
“Megalopolis”, de Francis Ford Coppola
“The Shrouds”, de David Cronenberg
“The Substance”, de Coralie Fargeat
“Grand Tour”, de Miguel Gomes
“Marcello Mio”, de Christophe Honoré
“Feng Liu Yi Dai”, de Jia Zhang-Ke
“All We Imagine As Light”, de Payal Kapadia
“Kinds Of Kindness”, de Yórgos Lánthimos
“L’amour Ouf”, de Gilles Lellouche
“Diamant Brut”, de Agathe Riedinger | 1er Film
“Oh Canada”, de Paul Schrader
“Limonov – The Ballad”, de Kirill Serebrennikov
“Parthenope”, de Paolo Sorrentino
“Pigen Med Nålen”, de Magnus Von Horn