Continua após publicidade

Filmes e séries para maratonar no recesso

Os filmes cults do ano, as séries mais engraçadas, as produções para toda família e aqueles alívios intelectuais necessários para o período de férias

Por Da redação
Atualizado em 11 jan 2023, 21h44 - Publicado em 6 jan 2023, 12h38
Ilustração
 (Gustavo Nascimento/Laís Brevilheri/reprodução)
Continua após publicidade

O final de ano chegou, e com ele o recesso do trabalho e, para os mais sortudos, as férias. Que tal aproveitar o período para assistir um bom filme ou maratonar um seriado? Nossa equipe preparou essa lista de recomendações, confira:

Filmes

Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades
Talvez o último grande filme a chegar nos streamings neste ano, Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades é ao mesmo tempo surreal em sua narrativa e bastante realista na história do jornalista Silverio Gacho, que volta ao México para receber honrarias após ser consagrado nos Estados Unidos – a mesma condição do cineasta Alejandro González Iñárritu, vencedor do Oscar que assina essa produção.
Onde assistir: Netflix

Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades – Direção Alejandro González Iñárritu
(Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades/divulgação)

Pinóquio
O cineasta Guillermo del Toro volta a abordar a temática do fascismo na animação em stop motion Pinóquio. Tão fantástica quanto seu recorte do tema em O Labirinto do Fauno, essa adaptação da história infantil clássica de Carlo Collodi traz tons sombrios à história do menino inocente feito de madeira. Encantador.
Onde assistir: Netflix

Pinóquio – direção de Guillermo del Toro
(Netflix/divulgação)

Crimes do Futuro
Aos 79 anos, o canadense David Cronenberg regrava um filme do início de sua carreira e entrega um dos terrores psicológicos mais perturbadores do ano. Em Crimes do Futuro, um cientista-artista testa os limites da bioengenharia em uma crítica à automação humana dos nossos tempos.
Onde assistir: MUBI

Crimes do Futuro direção David Cronenberg
(Crimes do Futuro/divulgação)

O Acontecimento
A adaptação cinematográfica do livro de Annie Ernaux, premiada neste ano com o Nobel de Literatura, é uma das auto-ficções mais importante sobre o aborto já feitas. Um filme importantíssimo sobre o controle social sobre os corpos e decisões femininas.
Onde assistir: HBO Max

o acontecimento
(o acontecimento/divulgação)

Medida Provisória
Filme brasileiro a ficar mais tempo em cartaz nas salas de cinema do país – e isso não é pouco -, Medida Provisória marca a estreia de Lázaro Ramos como diretor. Adaptação da peça teatral Namíbia, Não, é um retrato do nosso racismo à brasileira.
Onde assistir: Telecine

Medida provisória de Lázaro Ramos
(Medida provisória/divulgação)

Terra dos Sonhos
Há mais de um século, as histórias de Little Nemo in Slumberland revolucionaram a maneira de pensar as HQs. Esta nova adaptação da criação de Winsor McCay é um filme brilhante para todas as idades, perfeito para a época de final de ano.
Onde assistir: Netflix

Terra dos sonhos
(Netflix/divulgação)

Passagem
Um drama de guerra sob a ótica feminina. A estreia de Lila Neugebauer na direção conta a história de uma engenheira militar ferida durante a Guerra do Afeganistão, e como esse evento altera sua vida completamente.
Onde assistir: Apple TV+

Passagem
(Apple TV/divulgação)

O Amante de Lady Chatterley
Adaptação do livro clássico de D. H. Lawrence, O Amante de Lady Chatterley é uma dessas histórias de época sobre o machismo e convenções sociais. A direção fica por conta da renomada diretora e atriz francesa Laure de Clermont-Tonnerre.
Onde assistir: Netflix

O Amante de Lady Chatterley
(Netflix/divulgação)

Séries

The Bear
Sensível e, ao mesmo tempo, potente, The Bear é uma das grandes sensações entre as séries lançadas neste ano. Conta a história de Carmy Berzatto, garoto que trabalhou no melhor restaurante do mundo mas voltou para Chicago administrar o negócio de sua família. Uma obra única sobre as fragilidades masculinas e as insanidades que fazemos no trabalho para sobreviver.
Onde assistir: Star+

the bear
(stars +/divulgação)

Ruptura
Sempre à procura de um novo Lost, os fãs da série clássica de mistério parecem ter encontrado em Ruptura um sucessor à altura. A série conta a história dos funcionários de uma empresa que desenvolve um sistema brilhante e bizarro: quando as pessoas entram no prédio para trabalhar, suas memórias são deixadas em branco. Eles simplesmente não sabem quem são no mundo real… até que tentam descobrir, é claro.
Onde assistir: Apple TV+

Continua após a publicidade
ruptura
(Apple TV/divulgação)

The Kingdom: Exodus
O hospital mal-assombrado de Lars Von Trier retorna à televisão quase 30 anos após o lançamento de The Kingdom. Em Exodus, terceiro e último volume da série, o cineasta dinamarquês volta a analisar como a vaidade humana pode ser maior do que a nobre missão de salvar vidas.
Onde assistir: Mubi

the kingdom : exodus
(the kingdom : exodus/divulgação)

Bad Sisters
O que pode dar errado com uma família que acaba de perder seus país? Tudo! Na comédia irlandesa Bad Sisters, acompanhamos de perto os conflitos das irmãs Garvey, que além de sofrerem com o luto também precisam lidar com o marido de uma delas, um homem desprezível e machista.
Onde assistir: Apple TV+

Continua após a publicidade
bad sisters
(Apple TV/divulgação)

Abbott Elementary
E por falar em comédia, a deliciosamente fofa e engraçada Abbott Elementary merece ser maratonada. Na história criada e protagonizada por Quinta Brunson, professores de uma escola pública localizada em um bairro negro da Filadélfia lutam para manter a qualidade do ensino alta em meio às dificuldades cotidianas tão comuns.
Onde assistir: Star+

abbott elementary
(Star +/divulgação)
Publicidade