Jesuita Barbosa impressiona nas primeiras imagens como Ney Matogrosso
O longa Homem com H, dirigido por Esmir Filho, estreia nos cinemas em 1º de maio de 2025 e conta com as participações dos atores Bruno Montaleone e Rômulo Braga

Dirigida por Esmir Filho, a cinebiografia de Ney Matogrosso, estrelada por Jesuita Barbosa, já tem data de estreia: 1º de maio de 2025. O longa retrata a trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira, e um dos fundadores do grupo Secos & Molhados.
Na última segunda-feira (11), a Paris Filmes divulgou o teaser de “Homem com H”, que traz cenas que revivem momentos marcantes da vida e da carreira de Ney Matogrosso, acompanhados por uma interpretação de um de seus maiores clássicos, “Sangue Latino”. O vídeo percorre sua trajetória desde a infância, quando já manifestava o desejo de seguir na arte, até o início da carreira solo, período em que ampliou suas experimentações musicais. No teaser, Jesuita Barbosa surge com figurinos de inspiração animal, maquiagens influenciadas pelo Kabuki – tradicional teatro japonês – e recriando a presença de palco magnética de Ney em diferentes fases de sua carreira. Chama a atenção o modo como o ator conseguiu capturar com precisão os trejeitos do músico.

O elenco também conta com Jullio Reis como Cazuza, Bruno Montaleone no papel de Marco de Maria, companheiro de longa data de Ney, além de Rômulo Braga, Mauro Soares (João Ricardo, do Secos & Molhados) e Jeff Lyrio (Gerson Conrad, do Secos & Molhados).
Durante o evento da CCXP 2023, Jesuita falou sobre a emoção de interpretar esse papel: “É um grande artista, o mais performático que temos. É muito desafiador para mim, inclusive porque ele é vivo. Geralmente retratamos em cinebiografias quem já morreu, mas com ele é diferente. É diferente, mas eu consigo acessar direto da fonte, o que ajuda muito.”
Nascido em 1941, no Mato Grosso do Sul, Ney iniciou sua trajetória nos anos 1970 como vocalista do Secos & Molhados, grupo que revolucionou a música brasileira com sua estética teatral e abordagem inovadora. Com sua imensa presença de palco, seguiu para uma bem-sucedida carreira solo, consolidando-se como um dos artistas mais expressivos do país, que segue atuante até hoje.
Ao longo das décadas, construiu um repertório que atravessa diversos gêneros, do rock à MPB, sempre imprimindo sua interpretação singular. Com figurinos ousados e liberdade estética, desafiou convenções e se tornou um símbolo de vanguarda e resistência, especialmente durante a ditadura militar.
Recentemente, a história de Ney foi também contada em um musical, “Ney Matogrosso – Homem com H – o musical”, com o ator Renan Mattos.