Kleber Mendonça Filho encerra gravações de filme com Wagner Moura
O Agente Secreto conta a história de um especialista em tecnologia que, em 1977, se muda para Recife para escapar de seu passado turbulento
Ao lado de Wagner Moura, o diretor Kleber Mendonça Filho, conhecido por Bacurau (2019), finalizou recentemente seu mais novo projeto, o seu sexto filme, “O Agente Secreto”. Com estreia prevista para 2025, o filme, rodado em 10 semanas, marca o retorno de Wagner ao Brasil como ator após uma década trabalhando e vivendo no exterior.
No elenco, destacam-se Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési, Alice Carvalho, entre outros talentos. A trama se desenrola em Recife, na década de 1970, onde Wagner interpreta um especialista em tecnologia que, fugindo de um passado enigmático, busca tranquilidade na capital pernambucana.
Em nota, Wagner Moura expressou sua admiração pelo trabalho de Kleber e de toda a equipe: “Filmar O Agente Secreto foi o ápice de uma longa espera para colaborar com Kleber. Foi uma das melhores experiências que já tive. Artisticamente, Kleber é um gênio; pessoalmente, é um cara incrível, assim como toda essa gente talentosa de Pernambuco. Recife é fundamental na minha vida… Eu, Lázaro, Vladimir e Gustavo éramos jovens quando fizemos A Máquina no Armazém 14. Esse ciclo se fecha e, claro, outro se abre. Porque essa conexão com Kleber, Emilie (a produtora Emilie Lesclaux) e Recife é para sempre.”
Por sua vez, Kleber Mendonça Filho celebrou a conclusão desta fase do projeto: “Concluir as filmagens é sempre uma vitória. Estamos em produção desde janeiro e agora finalizamos dois intensos meses de gravação. Agradeço ao grande artista e ser humano que é Wagner Moura, para quem escrevi o papel principal ao longo dos últimos três anos. Também sou grato ao elenco de 70 atores e atrizes, à equipe espetacular, à incrível produtora Emilie Lesclaux e aos amigos que sempre apoiaram o processo. Rodar O Agente Secreto foi uma experiência muito intensa.”
O Agente Secreto é uma coprodução internacional, liderada pela CinemaScópio, com a coprodução da francesa MK2 Films (responsável por Anatomia de Uma Queda e A Pior Pessoa do Mundo), da alemã One Two Films e da holandesa Lemming. No Brasil, a distribuição ficará a cargo da Vitrine Filmes.