Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Tudo sobre a 47ª Mostra Internacional de Cinema de SP

O festival tem início em 19 de outubro com uma seleção de mais de 300 filmes de 96 países; confira um guia completo aqui

Por Humberto Maruchel
Atualizado em 19 out 2023, 16h49 - Publicado em 19 out 2023, 14h15
Mussum, o Filmis (Silvio Guidane/reprodução)
Continua após publicidade

Outubro é um mês especial para o cinema, com uma temporada cheia de festivais que percorrem diferentes regiões do país.  Entre 19 de outubro e 1º de novembro de 2023, a cidade de São Paulo celebra a sétima arte com a realização da 47ª Mostra Internacional de Cinema. O evento, um dos maiores e mais antigos da América Latina, apresentará aproximadamente 360 filmes de 96 países, abrangendo uma ampla variedade de produções, desde clássicos até lançamentos, documentários, curtas-metragens e filmes premiados internacionalmente. Bravo! montou um guia completo para se programar para um dos eventos mais aguardados do ano pelos cinéfilos. Confira tudo a seguir:

cartaz-47-mostra-de-cinema-de-sao-paulo
Cartaz oficial da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (47ª mostra de Cinema de São Paulo/divulgação)

Quais filmes serão exibidos na Mostra de Cinema de SP em 2023?

O filme de abertura, Anatomia de uma Queda, dirigido por Justine Triet e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, será exibido na Cinemateca. Outros destaques incluem Mussum, o Filmis, de Silvio Guidane, vencedor do Festival de Gramado deste ano, No Adamant, de Nicolas Philibert, vencedor do Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim, e A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito, vencedor de Melhor Longa de Ficção do Festival do Rio de Janeiro.

anatomia-de-uma-queda
(Justine Triet/reprodução)

A seleção da mostra também conta com 15 filmes indicados por seus países para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Destacam-se títulos como Shayda da Austrália, Excursão da Bósnia e Herzegovina, e Lições de Blaga da Bulgária, entre outros. Além de São Paulo, parte da programação será apresentada também em Manaus, entre os dias 27 e 29 de outubro, numa parceria com o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI).

A programação completa pode ser acessada no site da Mostra.

still-do-filme-shayda-2023-dirigido-por-noora-niasari.
Shayda (2023) (Noora Niasari/reprodução)

Onde acontece a 47ª Mostra de Cinema de São Paulo?

O festival de cinema ocupará 24 cinemas e espaços culturais na cidade de São Paulo, incluindo unidades do Sesc, CEUS e a Cinemateca Brasileira. Além disso, oferecerá uma programação on-line através das plataformas Itaú Cultural Play, Sesc Digital e Spcine Play. No fim desta matéria, listamos todos os cinemas.

michel-antonioni
(47ª mostra de Cinema de São Paulo/divulgação)

Quem foi Michelangelo Antonioni? 

Este ano, a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo presta homenagem ao renomado cineasta italiano Michelangelo Antonioni (1912 – 2007). Será exibida uma retrospectiva de 23 de seus filmes, produzidos entre 1947 e 2004. Antonioni é conhecido pela exploração de temas como o isolamento e a incomunicabilidade na sociedade moderna. Suas obras icônicas incluem Blow-Up (1966) e A Aventura (1960), parte da “Trilogia da Incomunicabilidade”.

Continua após a publicidade
still-do-filme-blow-up-1966-de-michelangelo-antonioni.
Blow Up (1966) (Michelangelo Antonioni/reprodução)

Além de sua contribuição ao cinema, Antonioni também foi um pintor, com um gosto especial pelo abstrato. Uma exposição de suas pinturas estará em exibição no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo de 23 de outubro a 17 de novembro. O festival incluirá uma leitura encenada da obra Tecnicamente Doce de Antonioni, com a participação de diversos atores.

Mais homenagens do Festival de cinema

José Celso Martinez Corrêa (Zé Celso), diretor e dramaturgo do Teatro Oficina que faleceu em julho, também receberá homenagem na mostra com uma sessão especial de seu filme 25, dirigido em conjunto com Celso Luccas. O filme retrata o processo de libertação de Moçambique e foi apresentado na primeira edição da Mostra Internacional de Cinema em 1977, quando os diretores estavam exilados devido à ditadura militar no Brasil.

still-do-filme-25-1977-de-josé celso-martinez-corrêa-e-celso-luccas.
(José Celso Martinez e Celso Luccas/divulgação)

Quais cineastas estarão em São Paulo durante a 47ª Mostra de cinema de SP?

  • A Memória Infinita – Paulina Urrutia (atriz) e Maida Leturia (marketing)
  • A Sibila – Eduardo Brito (diretor)
  • A Sudestada – Edgardo Dieleke (diretor)
  • Armadilha – Nadejda Koseva (diretora)
  • As Outras – Alexandra Hyland (diretora)
  • Asog – Sean Devlin (diretor) e Amanda Ernst (produtora)
  • Caminhadas Noturnas – Ryan McKenna (diretor)
  • Camper – Dagmara Brodziak (atriz), Maciej Dydinski (editor/produtor) e Szymon Milas (ator)
  • Como Você se Atreve a Desejar Algo Tão Terrível – Mania Akbari (diretora)
  • Do Lixo ao Tesouro: Transformando Negativos em Positivos Unidas por Bissau (Nô Kumpu Guiné): Agroecologia e Feminismo na Guiné-Bissau – Iara Lee (diretora)
  • Éramos Mineradores – Christian Johannes Koch (diretor) e Jonas Matauschek (diretor)
  • Gauguin e o Canal – Roberto Birindelli (ator)
  • Ida Vitale – Maria Arrillaga (diretora)
  • Máscara de Ferro – Kim Sung Hwan (diretor)
  • Não Só o Pássaro É Bonito – Alvaro Crespo (diretor)
  • Neve em Pleno Verão – Keat Aun Chong (diretor) e Wong Kew Soon (produtor)
  • Nôs Dança – Rui Lopes da Silva (diretor) e João Pedro Duarte (editor)
  • Nós Dizemos Revolução – Elisabeth Perceval (diretora)
  • Novo Mundo! (O Mundo de Novo) – Nicolas Klotz (diretor)
  • O Fogo – Luis Fontal (diretor)
  • O Posto Avançado – Edoardo Morabito (diretor) e Nathalia Scarton (produtora)
  • O Projeto Klezmer – Leandro Koch (diretor) e Paloma Schachmann (diretora)
  • Ospina Cali Colombia – Jorge de Carvalho (diretor)
  • Ousamos Sonhar – Waad al-Kateab (diretora)
  • Prisão nos Andes – Felipe Carmona (diretor) e Omar Zúñiga (produtor)
  • Rosinha e Outros Bichos do Mato – Marta Pessoa (diretora) e Rita Palma (produtora)
  • Seu Hobby – Ha Myung Mi (diretora) e Yang Young Hee (produtora)
  • Tomando Veneza – Amei Wallach (diretora)
  • Tudo Será Revelado – Peter Keglevic (diretor) e Wolfgang Rest (produtor) – de
  • Um Dia de Merda – Kevin T. Landry (diretor), Eve Ringuette (atriz), Isabelle Giroux (atriz) e Macha Houssart (produtora)
  • Um Príncipe – Arnaud Dommerc (produtor)
  • Vadio – Simão Cayatte (diretor) e Pablo Iraola (produtor)
  • Vale do Exílio – Anna Fahr (diretora)
  • Verdade ou Consequência? – Sofia Marques (diretora) e Isabel Machado (produtora)

Quais são os prêmios e jurados da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo?

Dois prêmios novos serão concedidos neste ano. Um deles será entregue pela Netflix a um filme brasileiro, que ainda não possui contrato com serviços de streaming. O vencedor será licenciado pela plataforma e exibido em mais de 190 países. Já o Prêmio Paradiso, escolherá um dos filmes da Mostra Brasil. A obra premiada receberá apoio para distribuição nas salas de cinema pelo Brasil.

A 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo presta homenagem a quatro figuras fundamentais no mundo do cinema, destacando suas contribuições únicas e influentes. O cineasta Júlio Bressane, conhecido por seu cinema de invenção, diretor de Tabu (1982) e Miramar (1997) será agraciado com o Prêmio Leon Cakoff. Além disso, sua obra mais recente, Leme do Destino (2023), faz parte da programação da mostra.

still-do-filme-leme-do-destino-dirigido-por-júlio-bressane.
Cena do filme “Leme do Destino” dirigido por Júlio Bressane (Júlio Bressane/reprodução)

Emir Kusturica, cineasta sérvio, será homenageado com o Prêmio Leon Cakoff. Ele participa também do júri desta edição. Sua influência no cinema é destacada com a exibição da versão restaurada do aclamado Underground: Mentiras de Guerra.

Continua após a publicidade

Os prêmios Humanidade são concedidos a dois destacados documentaristas. Sylvain George, um cineasta francês que luta contra injustiças por meio de sua cinematografia. A mostra apresenta uma retrospectiva de seus sete documentários, incluindo seu mais recente trabalho premiado, Noite Obscura – Adeus Aqui, em Qualquer Lugar. E o cineasta norte-americano Errol Morris, conhecido por seus documentários que exploram a linha entre realidade e ficção. Seu mais recente filme, O Túnel de Pombos, será exibido na mostra.

cartaz-do-documentário-o-túnel-de-pombos-dirigido-por-errol-morris.
Cartaz do documentário “O Túnel de Pombos” dirigido por Errol Morris. (Errol Morris/reprodução)

Ao fim da Mostra, será entregue também o Troféu Bandeira Paulista para novos cineastas. Na primeira semana, o público poderá votar nos filmes que participam dessa seleção. Os finalistas serão anunciados ao júri, que dará a palavra final. Fazem parte do comitê a atriz, produtora e diretora brasileira Bárbara Paz; o cineasta sérvio Emir Kusturica; a diretora e produtora italiana Enrica Fico Antonioni; o realizador irlandês Lenny Abrahamson; a holandesa Mariëtte Rissenbeek, diretora-geral do Festival de Berlim, e o artista transdisciplinar, diretor e escritor da Guiné Bissau Welket Bungué.

os-jurados-bárbara-paz-emir-kusturica-enrica-fico-antonioni-lenny-abrahamson-mariëtte-rissenbeek-e-welket-bungué.
Da esquerda para a direita os jurados: Bárbara Paz, Emir Kusturica, Enrica Fico Antonioni, Lenny Abrahamson, Mariëtte Rissenbeek e Welket Bungué. (Redação/Redação Bravo!)

Além da Mostra: rodas de conversa e exposições paralelas 

O festival de cinema também incluirá a exposição O Filme Perdido com desenhos originais da graphic novel homônima de Cesar Gananian e Chico França. Essas obras poderão ser visitadas a partir do dia 18 de outubro no foyer do Cinesesc, situado na Rua Augusta.

exposição-o-filme-perdido-de-cesar-gananian-e-chico-frança.
(Cesar Gananian e Chico França/divulgação)

 

Além disso, de 26 a 28 de outubro, será realizado o III Encontro de Ideias Audiovisuais, que abordará diversos aspectos mercadológicos do cinema. Durante esse evento, haverá debates envolvendo programadores, diretores de festivais internacionais e agentes de venda.

Como comprar ingressos para a 47ª Mostra Internacional de Cinema de SP? 

A venda de ingressos individuais e pacotes para a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começou dia 14 de outubro, através do aplicativo do evento. A troca de ingressos acontece também pelo app, permitindo acesso prioritário entre 9h e 10h.

Continua após a publicidade

INGRESSOS AVULSOS:

Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 24,00 (inteira) | R$ 12,00 (meia)

Sextas, sábados e domingos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia)

CIRCUITO COM PREÇOS POPULARES:

Cinemateca Brasileira: Espaço Petrobras (área externa): R$ 10,00 (todos pagam meia entrada, valor oficial R$ 20,00)

Circuito Spcine:
CCSP – Centro Cultural São Paulo (sala Lima Barreto), Spcine Olido e Biblioteca Roberto Santos: R$ 4,00 e R$ 2,00

Continua após a publicidade

PACOTES:

Permanente Integral (todos os dias e qualquer horários): R$ 600,00

Permanente Especial (para sessões de 2a a 6a feira até às 17:55h, inclusive – não contempla finais de semana nem sessões noturnas): R$ 150,00

Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para todos os dias e qualquer horário): R$ 510,00

Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2a a 6a feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas): R$ 127,50

Pacote de 40 ingressos: R$ 410,00

Continua após a publicidade

Pacote de 20 ingressos: R$ 250,00

Serviço:

47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
De 19 de outubro a 1º de novembro

Circuito Pago:
Cine Satyros Bijou
Cineclube Cortina
Cinemateca Brasileira
Cinesesc
Espaço Itaú De Cinema
Espaço Itaú De Cinema – Frei Caneca
Kinoplex Itaim
Reserva Cultural
Sato Cinema

Circuito com valores populares:
Biblioteca Roberto Santos
Ccsp – Centro Cultural São Paulo | Sala Lima Barreto
Spcine Olido

Circuito gratuito:
Ceu Parque Veredas
Ceu Meninos
Ceu Vila Atlântica
Centro De Formação Cultural Tiradentes

Mostra On-Line:
Itaú Cultural Play
Sesc Digital
Spcine Play

Ingressos: de R$4,00 (avulso popular) a R$600,00 (pacotes)

Publicidade