Novo festival de cinema celebra produções europeias
O Festival de Cinema Europeu Imovision exibirá 14 filmes no Reserva Cultural Niterói; Entre os destaques está "Dreams", do diretor norueguês Dag Johan Haugerud

O Brasil ganha um novo festival de cinema. De 24 a 30 de abril, acontece a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, promovido pela distribuidora homônima. A programação inclui 14 títulos de países como Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia — entre eles, obras premiadas em grandes festivais, como Dreams, do norueguês Dag Johan Haugerud, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2025. O longa, em breve, entrará no catálogo da plataforma de streaming da Imovision. Do mesmo diretor, estão disponíveis os filmes Sex e Love, que compõem uma trilogia sobre os limites do desejo, que se encerra com Dreams. Os filmes serão exibidos em cidades por todo o país. A cerimônia de gala na abertura está marcada para 23 de abril no Reserva Cultural de Niterói.
Estarão presentes alguns dos artistas envolvidos nos filmes exibidos, entre eles: Tom Tykwer, diretor de A Luz; os franceses Audrey Diwan (Emmanuelle), Frédéric Farrucci (O Último Moicano) e Morgan Simon (Entre Nós, o Amor); o cineasta Alexandros Avranas e a atriz Eleni Roussinou, da Grécia, representando Síndrome da Apatia; além do suíço Georges Gachot, diretor de Misty – A História de Erroll Garner.
O festival acontecerá nas cidades de Aracaju (SE), Araraquara (SP), Armação dos Búzios (RJ), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Botucatu (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Campos dos Goytacazes (RJ), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Indaiatuba (SP), João Pessoa (PB), Londrina (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São Carlos (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Conheça cinco obras de destaque da programação:

Dreams – Dag Johan Haugerud (Noruega)
Uma jovem escreve sobre seu amor proibido por uma professora. Quando seu diário é descoberto, um choque geracional entre três mulheres transforma suas vidas.

Ópera! – Canção para um Eclipse (The Opera!) – Paolo Gep Cucco e Davide Livermore (Itália)
Em uma releitura contemporânea do mito de Orfeu e Eurídice, um tiro mortal interrompe o casamento do casal, lançando Orfeu em uma jornada desesperada para resgatar sua amada no misterioso reino de Hades, embalado por canções que transcendem a própria morte.

Emmanuelle – Audrey Diwan (França)
Durante uma viagem de negócios a Hong Kong, Emmanuelle redescobre sua sexualidade e desejo ao se envolver com Kei, um homem enigmático que a desafia e fascina.

Síndrome da Apatia (Quiet Life) – Alexandros Avranas (Grécia)
Após terem o pedido de asilo negado na Suécia, a filha de Sergei e Natalia entra em um “coma”, desenvolvendo uma condição conhecida como Síndrome de Resignação, ou Apatia.

Em Qualquer Lugar, A Qualquer Hora (Anywhere Anytime) – Milad Tangshir (Itália)
Issa, um imigrante senegalês, começa a trabalhar como entregador na Itália. Quando sua bicicleta é roubada, ele se vê à beira do colapso.
Os filmes serão exibidos em diversos cinemas pelo país.
De 24 a 30 de abril. Horários variados.
Ingressos a partir de R$ 27 (meia entrada)