“O Agente Secreto” é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
O anúncio foi feito hoje (15) pela Academia Brasileira de Cinema; a cerimônia da 98ª edição do Oscar está marcada para 15 de março de 2026
A Academia Brasileira de Cinema anunciou hoje (15) o filme “O Agente Secreto” como o grande indicado para representar o Brasil por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar. A comissão foi presidida pela produtora Renata Almeida Magalhães. O prazo final para inscrição na categoria Filme Internacional para a Academia é 1º de outubro de 2025.
A divulgação das shortlists do Oscar (Academy Awards) acontecerá na sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, seguida pelo anúncio oficial das listas na terça-feira, 16 de dezembro. O anúncio oficial das indicações será feito em 22 de janeiro. A votação final terá início em 26 de fevereiro e terminará em 5 de março. Por fim, a cerimônia da 98ª edição do Oscar está marcada para domingo, 15 de março de 2026.
O agente secreto é o sexto longa de Mendonça Filho. Em Cannes, ele venceu os troféus de Melhor Direção e de Melhor Interpretação por um Ator (Wagner Moura). Ambientado no Brasil de 1977, o filme acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia com um passado misterioso que decide se refugiar no Recife em busca de paz — uma decisão que se revela muito mais complexa do que ele imagina. O filme também tem nomes como Alice Carvalho, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone no elenco.
A revista estadunidense Variety previu algumas indicações para o filme no Oscar, incluindo: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Atriz Coadjuvante (Tânia Maria).
A Neon será a distribuidora do filme nos Estados Unidos, empresa responsável pelos filmes vencedores de premiações recentes, como “Parasita” e “Anora”.
Cinco práticas artísticas para quem busca uma pausa das telas
5 filmes imperdíveis do Festival de Cinema Francês no Brasil
Biografia inédita reabre a discussão sobre a negritude de Machado de Assis
Primavera nos Dentes: a série que reconstrói o impacto dos Secos & Molhados
Ranking: 100 melhores livros brasileiros segundo a Bravo!