Avatar do usuário logado
OLÁ,

Onde assistir aos indicados no Oscar de Melhor Filme Internacional

Cinema, TV ou streaming? Entregamos o caminho das pedras para conferir todos os longas que concorreram com “Ainda Estou Aqui” na categoria

Por Redação Bravo!
Atualizado em 3 mar 2025, 03h51 - Publicado em 11 fev 2025, 08h00
dinamarca-oscar-melhor-filme-internacional-garota-com-agulha
Cena do filme dinamarquês "Garota com agulha" (Lukasz Bak / IMDB/reprodução)
Continua após publicidade

Quando foi a última vez que o Oscar gerou tanto burburinho como nesta edição? Deixando as polêmicas de lado, há um mérito a ser destacado: este ano, a premiação traz grandes obras internacionais de diferentes gêneros, incluindo uma animação protagonizada por um gato.

A categoria reúne obras que abordam uma ampla gama de temas, desde memórias históricas e crises políticas até transformações pessoais e histórias de sobrevivência.

Entre os filmes com mais indicações, Emília Pérez, de Jacques Audiard, foi um dos longas colocado de escanteio na premiação do Oscar 2025. Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi o grande vencedor da categoria. 

“Esse Oscar vai para uma mulher que, depois de uma perda tão grande em um regime autoritário, decidiu resistir. Esse prêmio vai para ela: o nome dela é Eunice Paiva. E também vai para as mulheres extraordinárias que deram vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse o diretor em um discurso emocionante.

Saiba onde assistir aos filmes indicados a Melhor Filme Internacional:

ainda-estou-aqui-walter-sales-fernanda-torres-selton-melo-fernanda-montenegro-marcelo-rubens-paiva-eunice-rubens-oscar-historia-real-cinema-filme
(Alile Dara Onawale/divulgação)
Continua após a publicidade

Ainda estou Aqui 

De Walter Salles. Nos anos 1970, durante a ditadura militar, a família Paiva leva uma vida aberta e acolhedora no Rio de Janeiro até que Rubens Paiva (Selton Mello) é levado por agentes à paisana e desaparece. Sua esposa, Eunice Paiva (Fernanda Torres), inicia uma busca incansável pela verdade enquanto precisa reconstruir sua vida e a de seus filhos. Indicado a Melhor Atriz, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme.

Onde ver: Em cartaz nos cinemas.

ainda-estou-aqui-walter-sales-fernanda-torres-selton-melo-fernanda-montenegro-marcelo-rubens-paiva-eunice-rubens-oscar-historia-real-cinema-filme
Cena do filme “Ainda Estou Aqui”; Saiba onde assistir ao filme (Alile Dara Onawale/divulgação)

A semente do fruto sagrado 

Em meio à crise política em Teerã, Iman (Missagh Zareh), recém-promovido a juiz, sucumbe à paranoia quando sua arma desaparece misteriosamente. Desconfiado até de sua própria família, impõe regras rígidas que abalam seus laços mais próximos. Enquanto tenta equilibrar dever e obsessão, a tensão cresce, revelando os efeitos devastadores da desconfiança em tempos de instabilidade. Dirigido por Mohammad Rasoulof. Indicações: Melhor Filme Internacional.

Continua após a publicidade

Onde ver: Em cartaz nos cinemas.

semente-do-fruto-sagrado-seed-sacred-fig-cinema-filme-teeran-oscar-filme-estrangeiro
Setareh Maleki, Mahsa Rostami e Soheila Golestani em a Semente do fruto sagrado (IMDB/divulgação)

A garota da agulha

Após a Primeira Guerra Mundial, Karoline (Victoria Carmen Sonne), uma jovem grávida e desempregada, tenta sobreviver em Copenhague. Amparada por uma mulher carismática, passa a ajudá-la em uma agência de adoção clandestina. As duas criam um forte vínculo, mas uma revelação inesperada transforma seu destino. Dirigido por Magnus von Horn. 

Onde ver: Disponível na MUBI

Continua após a publicidade
dinamarca-oscar-melhor-filme-internacional-garota-com-agulha
Cena do filme dinamarquês “Garota com agulha” (Lukasz Bak / IMDB/reprodução)

Emília Pérez

Dirigido por Jacques Audiard, o filme conta a história de Rita (Zoe Saldãna), uma advogada talentosa, mas desmotivada e subestimada em seu trabalho em um grande escritório, que tem pouco interesse em buscar justiça. Sua vida muda completamente ao receber uma proposta inesperada: Manitas (Karla Sofía Gascón), líder de um poderoso cartel, contrata Rita para ajudá-lo a abandonar o crime e realizar um sonho que manteve em segredo por anos — tornar-se a mulher que sempre desejou ser. Para isso, Manitas muda de país, passa por várias cirurgias de transição, abandona sua esposa, Jessi (Selena Gomez), e seus filhos, adotando o nome Emília Pérez. Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção (Jacques Audiard), Melhor Atriz (Karla Sofía Gascón), Melhor Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña), Melhor Canção Original (“Mi Camino” e “El Mal”), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Internacional, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Fotografia

Onder ver: Em cartaz nos cinemas.

musical-emilia-perez-oscar-golden-globes-indicado-melhor-filme-estrangeiro-musical-zoe-saldanha-selena-gomez-karla-sofia-gascon-diretor-jacques-audiard
Selena Gomez em cena do filme Emilia Perez (2024) (IMDB/reprodução)
Continua após a publicidade

Flow

Em Flow, um gato solitário vê seu lar ser destruído por uma enchente enquanto foge de uma matilha. Em meio a um mundo devastado, ele encontra refúgio em um pequeno barco habitado por diferentes espécies. Juntos, os animais precisam superar suas diferenças para enfrentar os desafios desse cenário pós-apocalíptico, navegando por paisagens místicas em busca de sobrevivência. De Gints Zilbalodis. Indicações: Melhor Filme Internacional e Melhor Animação.

Onde ver: Estreia dia 20 de fevereiro nos cinemas. 

flow-animacao-oscar-melhor-fime-internacional-latvia
Cena da animação Flow (Gints Zilbalodis / IMDB/reprodução)
Publicidade