Os 5 filmes imperdíveis da mostra de Tiradentes em SP
Programação inclui 27 longas que integraram a mostra competitiva, como "Deuses da Peste" e "Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo"

A Mostra de Tiradentes é renomada por inaugurar o calendário dos festivais de cinema no Brasil. Com um perfil experimental e contemporâneo, ela apresenta ao público obras que, de outra forma, dificilmente ganhariam visibilidade. Para os interessados em São Paulo, é possível conferir uma seleção especial da programação deste ano na 13ª Mostra Tiradentes em São Paulo, que acontece entre 13 e 19 de março no CineSesc.
Serão exibidos 27 filmes brasileiros em pré-estreias inéditas, muitos dos quais participaram das mostras competitivas em Tiradentes, como Deuses da Peste, de Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza, e Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro.
Além das exibições, o evento contará com bate-papos com os diretores dos filmes. Confira a seleção de títulos recomendados pela Bravo! que merecem atenção:

Deuses da Peste (MG)
Vencedor do prêmio de Melhor Longa na Mostra Olhos Livres pelo Júri Oficial, o filme dirigido por Gabriela Luíza e Tiago Mata Machado apresenta um retrato poético e sombrio de um ator shakespeariano afastado dos palcos. Exilado em um antigo casarão em ruínas no centro de São Paulo, ele vive cercado por seus próprios fantasmas. No leito improvisado, o velho ator é atormentado por visões de peste e fogo se alastrando pelo país. Ao seu redor, uma comunidade estranha e heterogênea se forma, compondo uma atmosfera densa de sonho, decadência e resistência.
Data: 13 de março (quinta-feira)
Horário: 20h

Margeado (ES)
De Diego Zon, o filme acompanha os moradores de uma vila pesqueira que enfrentam um futuro incerto após o rompimento de uma barragem, com destaque para Yara e Dingue, que tentam retomar a vida e preservar a memória do lugar devastado.
Data: 17 de março (segunda-feira)
Horário: 17h

Direção: Lucas Parente (28ª mostra de cinema de Tiradentes/divulgação)
As Muitas Mortes de Antônio Parreiras (RJ)
Dirigido por Lucas Parente, o longa é livremente inspirado na vida e na obra do pintor Antônio Parreiras (1860-1937), um dos principais nomes do paisagismo brasileiro e importante representante do Naturalismo no país. Parreiras destacou-se por suas paisagens melancólicas e cenas históricas, explorando a relação entre homem e natureza.
Data: 15 de março (sábado)
Horário: 20h30

Direção: Heloisa Machado (28ª mostra de cinema de Tiradentes/divulgação)
Cartografia das Ondas (RJ)
De Heloisa Machado, a trama acompanha Gledson, um servidor público solitário que deixou sua cidade natal para tentar a carreira de ator no Rio de Janeiro. Atormentado por lembranças nebulosas de seu passado, ele começa a escrever um livro sobre Teresa, uma prostituta que atravessa a morte esperando um filho e chega a uma ilha fantástica. Quando uma amiga decide transformar seu livro em filme, realidade e ficção se entrelaçam: enquanto Teresa enfrenta o dilema sobre o destino de seu filho na ilha e Gledson lida com os desafios da criação artística, a diretora do filme se vê confrontada com a própria experiência da maternidade.
Data: 14 de março (sexta-feira)
Horário: 18h

Um minuto é uma eternidade para quem está sofrendo (SE)
Vencedor do prêmio de Melhor Longa na Mostra Aurora pelo Júri Jovem, o filme dirigido por Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro apresenta o retrato intenso e provocativo de um personagem multifacetado: depressivo, virginal, anti-bolsonarista, cinéfilo, religioso, pornoteórico, centrípeto, vegetariano, amante da literatura, proto-suicida e indiscreto.
Data: 19 de março (quarta-feira)
Horário: 21h30