Oscar convida novos membros brasileiros; saiba quem são
A Academia anunciou a incorporação de 534 novos membros ao seu quadro de votantes, elevando o total para 11.120 profissionais

O Oscar 2025 acendeu a expectativa dos brasileiros ao trazer a possibilidade de reconhecimento para obras e talentos nacionais na maior premiação do cinema mundial. Nesta última semana, uma notícia ampliou ainda mais essas chances.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a incorporação de 534 novos membros ao seu quadro de votantes, elevando o total para 11.120 profissionais. Entre os selecionados, destacam-se nove brasileiros, reforçando a presença do Brasil no universo do cinema internacional.
Entre eles, a atriz Fernanda Torres, a segunda brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz, pelo filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, segue como um dos nomes mais representativos. Além de Fernanda Torres, o diretor Gabriel Mascaro, premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim 2025 pelo longa “O Último Azul”, também integra a lista. Outros profissionais ligados ao filme “Ainda Estou Aqui” foram convidados: os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega, assim como Daniela Thomas, produtora associada da obra.
Atualmente, 55% dos membros da Academia são provenientes de países fora dos Estados Unidos, o que sinaliza uma maior diversidade no corpo de votação.
Além do destaque dado aos novos membros convidados, o público e a indústria reagiram à ausência inesperada da atriz espanhola Karla Sofía Gascón, indicada na categoria de Melhor Atriz. Sem qualquer justificativa oficial, Gascón não foi incluída na lista dos convidados para integrar a Academia, rompendo com a tradição que normalmente concede automaticamente a filiação aos indicados ao Oscar. A exclusão gerou especulações e questionamentos sobre os critérios adotados nesta seleção.As especulações apontam que o motivo principal para a queda de protagonismo de Emilia Pérez na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar deste ano estaria ligado a uma série de postagens controversas feitas pela atriz em sua antiga conta no Twitter. Nelas, Pérez criticava abertamente colegas da indústria do entretenimento, além de manifestar opiniões duras sobre a própria premiação. Os tuítes polêmicos teriam influenciado negativamente sua recepção dentro da Academia, afetando suas chances na disputa.
Confira os nomes brasileiros que passam a integrar o seleto grupo da Academia:
Direção:
- Daniela Thomas
- Gabriel Mascaro
- Daniel Filho
Direção de fotografia:
- Adrian Teijido
Roteiristas:
- Murilo Hauser
- Heitor Lorega
Figurinistas:
- Claudia Kopke
Produtores:
- Maria Carlota Bruno
Documentaristas:
- Eliza Capai
Atuação:
- Fernanda Torres