Mães e filhas que já foram indicadas ao Oscar de Melhor Atriz (e você não sabia)
Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz, junta-se ao seleto grupo de atrizes que compartilham indicações ao prêmio com suas mães

Fernanda Torres trouxe uma nova onda de esperança para o Brasil na última quinta-feira (23) ao ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme Ainda Estou Aqui. Esta é apenas a segunda vez que uma brasileira é indicada nessa categoria. A primeira foi sua mãe, Fernanda Montenegro, em 1999, por Central do Brasil, que também foi indicada como Melhor Atriz. Juntas, as duas Fernandas não apenas reforçam a relevância dos artistas brasileiros, mas também se unem a uma exclusiva lista de mães e filhas que já foram indicadas ao maior prêmio do cinema mundial.
A história das mães e filhas indicadas ao Oscar começou com Judy Garland e Liza Minnelli. Judy foi indicada como Melhor Atriz em 1954 por Nasce uma Estrela e como Melhor Atriz Coadjuvante em 1961 por Julgamento em Nuremberg. Apesar de ser a favorita por Nasce uma Estrela, perdeu o prêmio para Grace Kelly, que ganhou com Amar é Sofrer. Já Liza Minnelli foi indicada duas vezes: por Os Anos Verdes (1969) e por Cabaret (1972), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Atriz.
Outro exemplo marcante é o de Goldie Hawn e Kate Hudson. Goldie venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Flor de Cacto (1969) e foi indicada a Melhor Atriz por A Recruta Benjamin (1981). Kate, por sua vez, foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por Quase Famosos (2000).
Diane Ladd e Laura Dern também fazem parte dessa lista exclusiva. Diane foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante por Alice Não Mora Mais Aqui (1974) e Coração Selvagem (1990). Laura, sua filha, recebeu três indicações: Melhor Atriz por As Noites de Rose (1991) e Melhor Atriz Coadjuvante por Livre (2014) e História de um Casamento (2019), vencendo nesta última.
Janet Leigh e Jamie Lee Curtis também integram esse rol dos genes dotados de talento. Janet foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Psicose (1960). Décadas depois, sua filha, Jamie Lee Curtis, conquistou o prêmio na mesma categoria em 2023, por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.
E, por fim, neste ano, a atriz Isabella Rossellini, indicada como Melhor Atriz Coadjuvante por Conclave, completa a lista. Sua mãe, Ingrid Bergman, foi indicada sete vezes, tendo vencido três delas: como Melhor Atriz por À Meia-Luz (1944), Anastasia (1956) e Melhor Atriz Coadjuvante por Assassinato no Expresso do Oriente (1974).
Fernanda Torres irá concorrer ao Oscar 2025 de Melhor Atriz com Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore. O filme Ainda Estou Aqui também conquistou indicações nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de março. Confira a lista completa com todas as categorias do Oscar 2025 e seus respectivos finalistas aqui.