Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Paulinho da Costa será o segundo brasileiro na Calçada da Fama de Hollywood

O percursionista carioca será um dos 35 artistas homenageados, ao lado de Demi Moore e Timothée Chalamet

Por Redação Bravo!
6 ago 2025, 09h00
paulinho-da-costa-estrela-calcada-fama-musico-percurssao-percurssionista
 (Wikipedia/reprodução)
Continua após publicidade

Poucos símbolos da cultura pop ocuparam tanto espaço no nosso imaginário quanto a Calçada ada Fama. Afinal, esse é quase o sinônimo do auge que um artista pode alcançar. Ícone turístico e cultural de Los Angeles, ela é parte do aparato simbólico de Hollywood e reflete o poder de sua indústria do entretenimento. Desde sua inauguração, em 1960, já foram instaladas mais de 2.800 estrelas ao longo das calçadas da Hollywood Boulevard e da Vine Street, homenageando figuras que se destacaram no cinema, na televisão, na música, no rádio, no teatro e, mais recentemente, no esporte. 

Entre os homenageados, há uma brasileira: Carmen Miranda, atriz e cantora que se tornou símbolo de uma imagem estereotipada da América Latina nos Estados Unidos. Embora tenha nascido em Portugal, foi criada no Brasil e sempre se identificou como brasileira. Carmen recebeu sua estrela postumamente, em 1960, na categoria de cinema.

Em 2025, outro brasileiro foi incluído na homenagem: o percussionista Paulinho da Costa. Nascido no Rio de Janeiro, em 1948, Paulinho começou sua trajetória artística ainda jovem, frequentando rodas de samba e integrando a ala de ritmo da escola de samba Portela. Desde cedo, desenvolveu uma relação íntima com o pandeiro e os tambores. Em 1972, foi para Los Angeles a convite do músico Sérgio Mendes, e nunca mais saiu. Reconhecido pela revista DownBeat como “um dos percussionistas mais talentosos do nosso tempo”, Paulinho tornou-se um dos músicos de estúdio mais requisitados de Hollywood. Seu nome foi anunciado em julho pela Câmara de Comércio de Hollywood. Será um dos 35 artistas homenageados, ao lado de Demi Moore, Timothée Chalamet, Emily Blunt, Rachel McAdams, entre outros.

paulinho-da-costa-estrela-calcada-fama-musico-percurssao-percurssionista
(Wikipedia/reprodução)

Sua assinatura sonora pode ser ouvida em trilhas de grandes filmes como Os Embalos de Sábado à Noite, Dirty Dancing, Purple Rain e Jurassic Park. Ao longo da carreira, tocou com lendas da música mundial, como Michael Jackson, Madonna, Aretha Franklin, Ella Fitzgerald, Elton John e Bob Dylan. A cerimônia oficial de sua homenagem na Calçada da Fama está prevista para ocorrer em 2026.

Continua após a publicidade

Receber uma estrela na Calçada da Fama envolve um longo processo formal. A candidatura pode ser feita por qualquer pessoa (incluindo fãs), mas geralmente é apresentada por empresários ou estúdios. Um comitê da Câmara de Comércio de Hollywood avalia as indicações com base na relevância e no impacto da carreira do artista. Caso seja aprovada, há uma taxa de cerca de US$ 75 mil, destinada à instalação e manutenção da estrela, e o artista precisa concordar em comparecer pessoalmente à cerimônia.

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade