Relembre a trajetória de Val Kilmer, ator de ‘Top Gun’ e ‘Batman’
O ator, conhecido por interpretar Jim Morrison em "The Doors", morreu devido a complicações de uma pneumonia

Morreu na última terça-feira (1), aos 65 anos, o ator Val Kilmer, conhecido por estrelar clássicos do cinema dos anos 1980 e 1990. Entre seus papéis mais marcantes, estão o do piloto Iceman em “Top Gun – Ases Indomáveis” (1986), o de Jim Morrison na cinebiografia “The Doors” (1991) e o de Batman em “Batman Eternamente” (1995). Também atuou em filmes como “Tombstone – A Justiça Está Chegando” (1993), “Fogo Contra Fogo” (1995) e “O Santo” (1997), consolidando sua presença no cinema da época.

A causa da morte teria sido pneumonia, segundo informou sua filha, Mercedes, ao jornal The New York Times. Sua última aparição no cinema aconteceu em “Top Gun: Maverick” (2022), no qual voltou a interpretar Iceman. Kilmer estava afastado da atuação desde 2014, quando foi diagnosticado com câncer de garganta, o que comprometeu sua voz. O retorno no último “Top Gun” foi viabilizado com o auxílio de inteligência artificial para recriar sua fala.
Ao longo dos anos, Kilmer passou a assumir papéis menos centrais em Hollywood. Durante os anos 1990, esteve entre os atores de destaque da indústria, atuando ao lado de nomes como Tom Cruise e George Clooney.

Nascido em 31 de dezembro de 1959, em Los Angeles, Kilmer teve uma infância marcada por perdas familiares. Seus pais se divorciaram em 1968, quando ele tinha oito anos, e, em 1977, seu irmão mais novo, Wesley, faleceu aos 15 anos após se afogar. Desde cedo, demonstrou interesse pelo teatro e foi um dos mais jovens a ingressar na prestigiada Juilliard School, renomada instituição de artes cênicas. Seus primeiros passos na atuação profissional foram no teatro, até ganhar notoriedade com as comédias “Top Secret!” (1984) e “Real Genius” (1985), abrindo caminho para sua trajetória no cinema.

A morte de Kilmer gerou comoção no meio artístico, com diversos profissionais prestando homenagens. O diretor Michael Mann, que dirigiu Kilmer em “Fogo Contra Fogo”, declarou: “Enquanto trabalhei com Val em ‘Fogo Contra Fogo’, eu sempre me maravilhei com seu alcance, a brilhante variabilidade dentro da poderosa corrente de possuir e expressar o personagem. Após tantos anos de Val lutando contra a doença e mantendo seu espírito, esta é uma notícia tremendamente triste.”
O ator Josh Brolin também manifestou admiração por Val: “Até logo, meu amigo. Sentirei muito a sua falta. Você era uma chama brilhante – inteligente, desafiador, corajoso e incrivelmente criativo. Pessoas como você são raras. Espero reencontrá-lo nos céus quando chegar a minha hora. Até lá, guardo lembranças incríveis e pensamentos afetuosos.”